Steven Spielberg, Nicole Kidman e outros membros da bancada de jurados do Festival de Cannes, na França, anunciaram neste domingo (16) os vencedores de sua 66ª edição. O ganhador da Palma de Ouro, prêmio de maior prestígio do evento, foi o longa-metragem francês "La Vie d'Adele", do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche.
O filma narra a história da paixão lésbica e do surgimento do desejo sexual de uma adolescente por uma jovem de cabelos azuis. Em inglês, o título da produção ficou como "Blue is The Warmest Colour". O prêmio foi dado ao filme, com temática homossexual, exatamente no mesmo dia em que aconteceu uma manifestação em Paris, organizado por opositores ao casamento gay. Mesmo assim, o presidente do juri fez questão de deixar claro que a razão do filme ser escolhido não foi essa.
"Nós nos sentimos privilegiados de assistir a esse filme, e não incomodados (...) É a história de um amor profundo, magnífico. O diretor usou uma narrativa ousada. Ficamos encantados com o filme, com as atrizes formidáveis. O diretor permitiu que as personagens realmente ganhassem vida. Não é a política que nos influenciou, mas o filme", disse Steven Spielberg. Outra jurada famosa era Nicole Kidman, que chegou no encerramento do Festival com um vestido branco assinado por Giorgio Armani.
De acordo com a agência de notícias France Presse, o filme - adaptado livremente de uma HQ escrita por Julie Maroh - tem as cenas sexuais mais gráficas e apaixonantes entre duas mulheres já vistas em Cannes. Com inúmeras imagens aproximadas dos lábios da atriz Adèle Exarchopoulos, seja dormindo, comendo, ou beijando a atriz Léa Seydoux, o filme cria uma conexão entre a personagem e o espectador.
Chorando e abraçado às duas atrizes do longa, o diretor agradeceu a Palma de Ouro dada ao filme preferido do festival, que foi rodado em Lille, norte da França, e teve coprodução do país, da Espanha e Alemanha.
"Eu gostaria de dedicar (o prêmio) à bela juventude que conheci, gente que me ensinou muito sobre o espírito de liberdade e também à outra juventude, por algo que aconteceu não faz muito tempo, a revolução tunisiana, por sua aspiração de viver com liberdade, se expressar livremente e amar com plena liberdade", disse Abdellatif Kechiche.
Confira abaixo a lista de vencedores do Festival de Cannes:
Palma de Ouro: "La Vie d'Adele", de Abdellatif Kechiche.
Grand Prix: "Inside Llewyn Davis", dos irmãos Coen.
Melhor diretor: "Heli", de Amat Escalante.
Câmera de Ouro (Para diretores estreantes): "Ilo Ilo", de Anthony Chen.
Melhor ator: Bruce Dern, de "Nebraska".
Melhor atriz: Bérénice Bejo, de "Le passé".
Melhor roteiro: Jia Zhangke, de "A Touch of Sin".
Prêmio do júri: "Like Father, Like Son", de Hirokazu Kore-Eda.
Palma de Ouro de melhor curta-metragem: "Safe", de Moon Byoung-Gon.