Rita Guedes quer mostrar uma outra face como atriz na próxima novela das seis, "Flor do Caribe". O apelo sexual perde espaço para uma forte carga dramática na pele de Doralice, uma simples chefe de cozinha. Uma novidade nos seus 20 anos de carreira. "Estou fazendo uma reestreia", declara em entrevista ao Purepeople.
Doralice passa por problemas pessoais e São Paulo e no lugar de enfrenta-los, prefere fugir. Em Natal, no Rio Grande do Norte, ela vai trabalhar nana mansão dos Albuquerque. Tudo isso após perder um filho. A atriz também passou por uma situação parecida. Há 10 anos ela sofreu um aborto, por problemas com medicamentos. "Eu fico imaginando a Doralice, que teve a gestação completa e na hora do parto perdeu o filho. Para ela isso é muito marcante, é uma ferida aberta até hoje", conta.
Questionada sobre a intimidade com as panelas, Rita confessa que precisou fazer laboratório com os utensílios domésticos: "Eu nunca chegada na cozinha. Nem gostava de cozinhar. Eu fiz um curso de culinária para aprender mais. E percebi que a profissão é uma entrega, um ato de amor".
A atriz acredita que a personagem cairá nas graças dos telespectadores. "Eu acho que o público será íntimo da Doralice. Ela é otimista. Uma típica mulher brasileira. Ela é muito bonita, guerreira, é muito viva. Ela é como uma conselheira, um porto seguro. Ela tem essa personalidade forte e é bem leoa quando luta por seus interesses", adianta.
Será que a personagem de Rita lembrará uma outra chefe de cozinha ainda recente na memória dos fãs de novela? Com todo o seu mistério? Afinal, ela vai trabalhar como cozinheira em uma casa de família após um drama pessoal... "Na verdade as histórias são diferentes. A Rita (Débora Falabella), de "Avenida Brasil", foi à casa do Tufão (Murilo Benício) por vingança. Mas a Dora foi para a casa dos Albuquerque por superação. Ela quer se reinventar, começar de novo. Mas a comparação é inevitável. E, até então, não é por vingança", diz aos risos.
E a atriz está muito animada com o novo desafio. De uma forma ou de outra, a sensualidade acaba sendo mais importante que a trama em seus papéis anteriores. Doralice, segundo a atriz, será completamente diferente, uma reestreia. "O Walther me deu a oportunidade de estrear na televisão, em 1992. Agora eu vou fazer uma nova reestreia com a Doralice. Ela tem uma história muito bonita, não é uma personagem sensual. Fugir desse estereótipo é um presente e um grande desafio", comemora.
'Flor do Caribe' será ambientada em meio às belezas de Natal, no Rio Grande do Norte. Também no elenco,José Loreto vai interpretar um simples pescador, assim como Bruno Gissoni, que promete causar se envolvendo com uma mulher mais velha, vivida por Daniela Escobar . A novela marca a estreia de Igor Rickli e Lívian Aragão na TV. Ele será o vilão da história e ela uma filha de pescador. O casal de protagonistas será vivido porGrazi Massafera e Henri Castelli: românticos e apaixonados.
Rita começou a carreira na TV Globo em 1992, na novela "Despedida de Solteiro". Na trama, também de Walther Negrão, ela viveu Bianca, uma ascendente social que faz questão de destilar todo o veneno possível para todos os lados. Que tal relembrar a carreira da atriz? Confira a nossa galeria!
(Por Patrick Monteiro)