Biografia
Rita Guedes ficou conhecida pelos papeis sensuais que interpretou nas telenovelas brasileiras e se destacou em "Alma Gêmea" (2005) como a meiga e bonitona Kátia, que conquistou Crispim (Emilio Orciollo Netto) e recebeu o apelido de Anja. Em 2012, viveu a atriz de filmes eróticos Nicole, na reta final de "Avenida Brasil". Em 2013, foi convidada para atuar em "Flor do Caribe" como a cozinheira Doralice.
Em Catanduva, no interior de São Paulo, Rita entrou para o grupo de teatro Roda Viva aos 14 anos e fez sua estreia nos palcos com a peça "As Golúvas". Três anos depois, mudou-se para Campinas e integrou a companhia de teatro Sia Santa. Na época, ela morou em um trailer junto com a trupi, formada por 12 saltimbancos, e viajou por várias cidades para divulgar as montagens do grupo.
Decidida a participar de telenovelas e trabalhar com grandes diretores, ela trocou Campinas por São Paulo, em 1991. Foi quando protagonizou a peça "Flash", dirigida por Walcyr Carrasco". No ano seguinte atuou em "Sauna", com direção de Wolf Maya.
Em 1992, apareceu pela primeira vez na TV com a trama de Walther Negrão, "Despedida de Solteiro", e ganhou o prêmio Antena de Ouro na categoria de Atriz Revelação. A partir daí começou uma sucessão de papeis na televisão: "Olho no Olho" (1993), "Irmãos Coragem" (1995), "Malhação" (1997), "Uga-Uga" (2000), "Cobras & Lagartos" (2006), "Caminho das Índias" (2009), dentre outros.
No cinema, integrou o elenco de "Procuradas" (2002), "Gatão de Meia Idade" (2006) e "Qualquer Gato Vira-Lata" (2011), além de participar de mais de cinco curtas-metragens.
Além desses trabalhos no teatro, TV e cinema, ela posou para um ensaio sensual para a revista "Sexy", em 1994, e somente 12 anos depois aceitou o convite da revista masculina "Playboy" para posar nua.