Ricardo Pereira resgatou o sotaque para viver o militar português Tolentino em "Liberdade, Liberdade". Morador do Rio de Janeiro e apaixonado pelo Brasil, o ator leva uma vida típica de carioca, com atividades na praia e também na academia. Em conversa com Purepeople, o ator, que precisou fazer aulas de esgrima para viver o personagem, revelou seus truques para manter o corpo em forma. "É uma coisa louca! Vai desde praia ao boxe, muay thai e crossfit".
Além dos exercícios, o marido da portuguesa Francisca Pinto também conta com uma dieta regrada e não a abandona nem mesmo durante os dias de gravações. "Tenho uma mulher que ama me ajudar nisso. Malha comigo e cozinha para mim porque ela entende tudo de comida natural. Prepara comidinha para eu levar para o Projac. É uma santa!", brinca Ricardo, longe da TV desde a novela "A Regra do Jogo". E ainda dá uma dica que considera primordial: "Saber o que vai comer bem e beber muita água é fundamental."
O artista justifica que o zelo com o personagem é, além do esforço corporal necessário por interpretar um coronel, devido aos momentos intensos e cenas de nudez na obra de Vinícius Coimbra: "É uma novela que tem muita cena que precisa mostrar o físico, tem muito nu. E o militar tem que estar seco, então não tem jeito".
'Quero estar bem jovem aos 60 anos, ver meus filhos e netos', diz Ricardo
Na trama, Tolentino se apaixonará pela falsa virgem Sofia, personagem de Hanna Romanazzi, e também viverá um romance com o personagem de Caio Blat, o homossexual reprimido André. Mergulhado no trabalho, o ator não abre mão dos cuidados com a saúde, as atividades físicas e a alimentação saudável, práticas adotadas por ele há quatro anos.
"Quero estar bem jovem aos 60 anos, ver meus filhos e netos. Trabalho com massagista, nutricionista e personal trainer permanentemente. Malhando bem, me pesando de 15 em 15 dias e me medindo. É intenso", declara.
(Apuração de Samyta Nunes e texto de Carol Borges)