Biografia
- Nascimento : 14 de setembro de 1979, Lisboa
- Idade : 45 anos
- Signo : Virgem
- País : Brasil
Ricardo da Silva Tavares Pereira é um ator português conhecido apenas como Ricardo Pereira. Sua estreia na carreira foi no ano 2000, na peça "Real Caçada ao Sol de Peter Shaffer".
Em 2002, ganhou notoriedade ao estrelas as novelas "Saber Amar" e "Bairro da Fonte" na TV portuguesa. Dois anos depois, Ricardo se destacou no Brasil ao dar vida ao primeiro protagonista estrangeiro em numa telenovela da TV Globo em "Como uma Onda", exibida no horário das seis.
O artista voltou para o seu país em seguida para, em 2006, atuar na novela "Jura", da SIC, e depois "Pé na Jaca", na Globo. Ainda na emissora, interpretou o João, na trama "Negócio da China", protagonizada por Grazi Massafera e escrita por Miguel Falabella.
Em 2008, atuou em "Toma Lá Dá Cá". Um ano depois, foi o protagonista de mais uma novela da SIC, "Perfeito Coração".
Se mudou para o Rio de Janeiro com a mulher, Francisca Pinto, após assinar um contrato longo com a Globo. Em 2011, já com residência na cidade, integrou o elenco de "Insensato Coração", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. No ano anterior, se destacou na TV portuguesa como Hélio, em "Laços de Sangue", vencedora de um Emmy Internacional para melhor telenovela.
Estrelou ainda a trama "Aquele Beijo", contracenando com Giovanna Antonelli. Entre 2012 e 2013 subiu aos palcos de teatro em Portugal e no Brasil com a peça "Um Sonho para Dois", ao lado de Fernanda Souza.
Ricardo foi o militante português Fabrício na novela das "Joia Rara" em 2013. A trama ganhou o Emmy Internacional de melhor telenovela. No mesmo ano, apresentou o "Dança da Galera", quadro do "Domingão do Faustão", e atuou no filme francês "Cadências Obstinadas".
Nas telonas, o ator estreou em 2001 em "Um Homem não é um Gato", produzido pela SIC, e fez outros filmes como "O Milagre Segundo Salomé", de Mário Barroso; "O Crime do Padre Amaro", de Marcelo Santiago; "Viúva Rica Solteira Não Fica", de José Fonseca e Costa; "Amália", de Carlos Coelho da Silva e "Mistérios de Lisboa", de Alberto de Magalhães Raoul Ruiz.
Em 2015, Ricardo Pereira participou de mais trabalhos no cinema, como em "Cosmos", de Andrzej Zulawski; "Meu Passado Me Condena 2", de Júlia Rezende; "Amor Impossível", de António-Pedro Vasconcelos, e "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira.
No mesmo ano, protagonizou o folhetim "Mar Salgado", co-produção entre SIC e Rede Globo, e atuou na novela "A Regra do Jogo", de João Emanuel Carneiro e direção de Amora Mautner. No início de 2016, deu vida ao coronel Tolentino na novela das onze "Liberdade Liberdade", da Globo.
Ricardo Pereira é casado com a marchand Francisca Ramalho Perestrelo Pinto Ribeiro, com quem tem dois filhos, nascidos no Rio de Janeiro: Vicente, no dia 22 de novembro de 2011, e Francisca, em 29 de outubro de 2013.