A edição de 2014 do Video Music Awards acontece nesse domingo (24), em Los Angeles. Uma das maiores premiações da música americana foi criada em 1984 e, desde então, acumula boas histórias. Desde performances polêmicas e envolvendo animais peçonhentos, até beijos gays inesperados pelo público.
Neste ano, o VMA vai ter apresentações de Taylor Swift , Ariana Grande, Iggy Azalea, entre outros. Além de cantar no palco da premiação, Beyoncé será honrada com o prêmio "Michael Jackson Video Vanguard".
Em 1984, Madonna já era uma cantora consagrada quando o VMA estreou. A performance de Madonna descendo do bolo de casamento cantando "Like a Virgin", vestida de noiva, foi considerada tão icônica que serviu de inspiração para uma apresentação da estrela em 2003.
Justin Timberlake se reuniu aos ex-companheiros do grupo Nsync para uma apresentação especial na edição de 2013 da premiação. Os cantores ficaram no palco por 15 minutos e cantaram os maiores sucessos da banda. Eles não tocavam juntos há uma década.
Taylor Swift fez uma apresentação totalmente inovadora no Video Music Awards de 2009. A estrela começou cantando "You Belong With Me" na estação de metrô 42th, a Grand Central. Vestida como uma cantora dos metrôs de Nova York, ela entra na linha F e continua cantando a sua música de trabalho até chegar na porta do Radio City, onde a premiação acontecia. Pouco após fazer o seu show, a cantora foi surpreendida com por Kanye West, que protestou ao vê-la receber o prêmio pelo melhor clipe.
Ao apresentar "Love On Top" no palco do VMA de 2011, Beyoncé deu uma grande notícia aos fãs. A diva do pop desabotoou o seu paletó brilhante e esfregou a mão na barriga com um grande sorriso, indicando que os rumores de que estaria grávida eram verdadeiros.
Britney Spears abusou da sensualidade em sua apresentação no VMA de 2001. Para cantar "I´m a Slave 4U", a princesa do pop "criou uma selva" no palco da premiação, com direito a animais selvagens. A estrela cantou e dançou com os bailarinos vestidos como animais e ainda surgiu com uma cobra Python Albina, que usou quase como um acessório. Além do réptil, havia também um tigre em uma das jaulas que estavam no palco.
Lady Gaga chocou o público ao "sangrar" no palco do VMA, em 2009. A artista cantava e dançava "Paparazzi" no palco quando começa a sangrar no peito, com sangue falso, simulando sua própria morte.
Kanye West roubou toda a atenção de Taylor Swift ao entregar o prêmio de melhor videoclipe para a cantora no VMA de 2009. O rapper pegou o microfone da cantora quando ela ia agradecer aos fãs por terem votado nela, e disse que Beyoncé deveria ter ganho a estatueta pela categoria.
Madonna fez um verdadeiro mashup cultural ao se vestir com trajes típicos do século 18, em 1990. Ela e seus dançarinos apresentaram "Vogue" inspirados em Maria Antonieta, como ensinou o mundo da moda, um estilo popularizado nas boates gays dos anos 1980.
Michael Jackson provou porque merece o título de "rei do pop" no ano de 1995. O astro fez uma apresentação histórica, de 15 minutos com os seus maiores sucessos, incluindo "Beat It", "Billie Jean", "Black or White", entre outros. Além de cantar e dançar muito, ele fez várias mudanças de roupa. A forma como Michael se apresentou nesta edição do VMA estabeleceram um padrão para as futuras performances da premiação. Slash, guitarrista do Guns and Roses acompanhou o cantor na apresentação.