"Em Família" está na reta final e nos últimos capítulos Helena (Julia Lemmertz) vai mostrar que é capaz de tudo para proteger Luiza (Bruna Marquezine), até mesmo atentar contra a vida de Laerte (Gabriel Braga Nunes). Após mais uma das brigas do casal, a estudante se refugia na casa dos pais, mas é perseguida pelo noivo, tomado pelo ciúmes. Fora de si, a leiloeira empunha uma arma e dispara contra o flautista. As cenas vão ao ar a partir de 15 de julho, na novela das nove da Globo.
Tudo começa quando Helena está procurando a chave de um arquivo da casa de Leilão e encontra um revólver que Virgílio (Humberto Martins) guardou para Nando (Leonardo Medeiros) em uma gaveta de seu quarto. Um tanto assustada, ela segura a arma nas mãos e comenta com Rosa (Tania Toko): "Tem que ter muita coragem para atirar em alguém com isso, não acha, Rosa?". Em seguida, guarda o revólver onde estava, mas fica pensativa.
Só que não demora para que Laerte faça mais uma das cenas de ciúmes, em que interrompe uma aula no Galpão e arrasta Luiza pelo braço diante de todos. Os dois têm outra briga daquelas e a jovem sai de carro, transtornada, sendo perseguida pelo noivo. Helena chega ao local a tempo de ver a fuga da filha, o músico seguindo em seu encalço e também vai atrás.
Pelo viva voz do celular no carro, o casal discute. "Para de me seguir, Laerte, não quero falar com você nunca mais. Acabou. Não tem casamento porcaria nenhuma", afirma a moça. "Ah, pensa que pode me despachar como se eu fosse seu coleguinha de faculdade?", ele pergunta, e Luiza rebate: "Você está se referindo ao André (Bruno Gissoni), não é? Ah, que saudades dele. Aquilo é um homem de caráter e de fé!". Furioso, o flautista ameaça: "Eu vou te pegar. Agora ou em alguma hora. E você vai engolir o que acabou de dizer".
Enquanto dirige, perturbada pelo perigo iminente, Helena se lembra dos vários confrontos como este que teve com o primo. Ao chegar em casa, entra aflita no apartamento e não encontra a filha. "Virgilio, sai logo daí, que temos que encontrar a Luiza antes do Laerte", ela diz para o marido, que está no banho. Ele pergunta o que está acontecendo e ainda do banheiro ouve a resposta: "O desgraçado está atrás da nossa filha, brigou, acho até que bateu nela na frente de todo mundo..."
Nesse momento Luiza para o carro na porta do prédio, cantando os pneus, e sobe de elevador enquanto Laerte vem logo atrás, pela escada. Ela bombardeia a campainha e quando Rosa abre a porta, entra correndo. "Fecha a porta e não deixa ele entrar (...) O Laerte está louco!", avisa. Porém, ele empurra a porta a tempo e consegue invadir a sala, acuando a noiva.
Helena se assusta com o barulho e se depara com a cena ao chegar à sala. Tenta expulsar o ex-noivo quando a filha diz que não quer falar com ele: "Não está ouvindo o que ela falou, não? Fora!". Ainda assim, Laerte insiste e puxa novamente Luiza pelo braço, arrastando-a em direção à porta. Num impulso, a mãe dela pega o revólver dentro da gaveta e ordena a Rosa: "Chama o Virgilio, rápido".
Luiza fica amedrontada e implora: "Mãe, pelo amor de Deus!". Já Laerte não se intimida, ao contrário, estufa o peito e vai na direção de Helena, desafiando-a: "Atira! Vamos! Atira!". É aí que Virgilio entra na sala e grita: "Helena, não!", mas não a tempo de evitar o disparo. Rosa e Luiza gritam, apavoradas, contudo o capítulo acaba antes de o destino da bala ser mostrado.
(Por Samyta Nunes)