![](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/68/93/5/@/948830-reta-final-de-babilonia-ivan-580x326-2.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Na reta final da novela "Babilônia", Ivan (Marcello Melo Jr.) será atropelado e ficará paraplégico. Mas o fim da trama das nove da TV Globo - que no dia 31 de agosto dará lugar a "A Regra do Jogo" - também reserva um novo começo na vida do personagem. De acordo com a coluna de Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", ele vai se tornar nadador e participar de competições para deficientes físicos.
"Há uma bela trajetória de superação prevista para Ivan, que se tornará nadador e participará de competições com paratletas", contou um dos autores da novela, Ricardo Linhares à publicação. O professor de slackline, que já foi alvo de cyberbullying por ser gay e chegou a ser preso injustamente, apenas por ser negro, vai se revoltar inicialmente por sua condição. A reação do público com a notícia não foi diferente da do personagem, mas o autor explicou que o acidente não se trata de uma punição:
"É uma ocorrência natural da vida, que pode acontecer com qualquer um, independentemente de ser uma pessoa positiva ou negativa. Quem é que não corre o risco diário de ser atropelado ao atravessar as ruas no Rio, onde os motoristas não respeitam o sinal vermelho? Não há nenhuma possibilidade de o desfecho mudar", explicou Linhares.
Ivan e Sérgio sofrem preconceito ao assumirem relacionamento
Pouco antes de sofrer o acidente, Ivan terá começado uma nova relação. Sérgio (Claudio Lins), que teve sua primeira noite com um homem justamente com Ivan, decide assumir o namoro para seu irmão, Carlos Alberto (Marcos Pasquim), e para o sobrinho homofóbico, Fred (Filipe Ribeiro). Tudo vai acontecer durante um passeio de Regina (Camila Pitanga), o namorado e o enteado no calçadão da praia. A gerente do Espaço Gourmet verá Ivan e o chamará para juntar-se ao grupo.
Em uma tentativa de fazer com que todos se acertem, ela vai pedir que Fred se desculpe com Ivan. "Fred, com a licença do Carlos Alberto, eu vou tentar tirar um elefante da sala. O Ivan cresceu com o meu irmão, é minha família. Eu nunca vou ficar totalmente à vontade se você não pedir desculpas a ele", dirá Regina. Contrariado, o jovem vai obedecê-la, mas o irmão de Paula (Sheron Menezzes) não será receptivo. "Só aceito desculpa quando acreditar que é sincero", dirá Ivan. Fred rebate: "Ah, não vou ficar fazendo cabeça de mocinha sensível, vaza então!"
Carlos Alberto tentará acalmar os ânimos dos rapazes, mas Ivan dirá que já está acostumado com os ataques e se afastará. Sérgio irá atrás dele e o trará de volta. Seguro, o advogado vai revelar tudo: "Não tem mulher misteriosa nenhuma. É com o Ivan que eu tô saindo". O amigo de Guto (Bruno Gissoni) ficará boquiaberto. "Ah, peraí, brincou?", perguntará. Sérgio dirá que a revelação é séria, e Fred vai embora dizendo que tem nojo do tio. "Nunca pensei, por que você não falou?", perguntará Carlos Alberto. Questionado pelo ex-atleta, ele dirá: "Porque tinha medo até de pensar nisso. O que mudou tudo, me deu coragem, tá me dando felicidade, foi a entrada do Ivan na minha vida". "Eu já gostava do Sérgio. Mas agora eu também tenho orgulho", dirá Ivan.
(Por Caroline Moliari)