Na última semana da novela "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) vai voltar para o acampamento do pai levando consigo Tamar (Juliana Xavier), a quem terá engravidado quando a cananeia se passou por prostituta. Apesar de ter filhos gêmeos com a ex-nora, o pastor e a sofredora não ficarão juntos. A trama bíblica da Record TV, primeira a estrear na TV brasileira desde o começo da pandemia, chega ao fim no próximo dia 15 sendo substituída por reprises compactadas de "Os Dez Mandamentos" e "A Terra Prometida".
Viúva duas vezes, Tamar é surpreendida após uma passagem de três anos por Selá (Guilherme Seta) que revela que seu pai vai entregá-lo à filha de Hira (Sandro Pedroso). Se sentindo enganada e largada, a cananeia resolve se passar por prostituta cultural e seduz Judá, mas por pouco não morre na fogueira em acusação de adultério.
Ela só escapa da morte porque revela a gravidez ao pastor e com ele troca pedido de perdão. Judá resolve dessa forma deixar a região de Quezibe em conversa com Hira, seu grande amigo. "Não tem mais nada pra mim aqui. Amanhã todo mundo na cidade vai saber o que eu fiz. E quem não souber vai acabar descobrindo", afirma.
Desse momento em diante o público verá Tamar deixando de usar as vestes de viuvez e Selá descobrindo que o pai engravidou Tamar deixando-a um tanto sem graça. Depois, o pastor, o filho e a nora ganham ajuda de Hira, Quenina (atriz não divulgada) e servos para arrumarem seus pertences.
O filho de Jacó vende ainda o seu campo e com um olhar triste dá adeus à sua casa, local onde morreram a mulher dele - Muriel (Rhaisa Batista) - e o primogênito - Er (Tiago Marques). Por fim, Judá, Selá, Hira, Quenina e Tamar se emocionam na hora da despedida.
Na cena seguinte, o pai de Selá já estará de volta ao acampamento para surpresa dos servos e se encontram com o pai, a quem revela sobre a gravidez de Tamar. "Mais justa é ela do que eu, porque eu não dei Selá em casamento como eu tinha prometido. Não sei o que fazer... Tô me sentindo tão perdido", desabafa ele que atentará contra a própria vida e tentando não olhar para o pai.
"Eu sei o que você vai fazer. Você vai ficar aqui com a gente, onde é o seu lugar e da sua família. Vai ver o filho que Tamar está esperando nascer e vai criá-lo com o melhor que você sabe", frisa Jacó. "Claro que vou te ajudar. Não quero que você duvide disso nunca", reforça o centenário.
Judá afirma que errou e ouve que reconheceu a sua falha. "Na verdade, essa sinceridade foi o que sempre te diferenciou dos seus irmãos", prossegue o patriarca, que completa: "Te amo, meu filho. Você não sabe como eu tô feliz que você tá de volta".
No meio disso, Judá lembra da mentira sobre José (Juliano Laham) e se solta do carinho do pai, que pede para conhecer Tamar. Já diante da cananeia, o profeta assegura que nenhum mal acontecerá a ela, que lhe dará mais dois netos. "Você é bem-vinda aqui. Não precisa ter medo, porque você vai ser muito bem cuidada. Ninguém vai te maltratar ou te constranger. Tem a minha palavra. Você é parte da nossa família agora", afirma ganhando beijo na mão da sofredora.
"Eu sempre quis conhecer o senhor", responde ela em um misto de sorriso e lágrimas. "Agora você vai conhecer não só o velho Israel, mas toda minha família. Eu mesmo vou te apresentar. Primeiro quero que você conheça a Diná (Giovanna Coimbra). Acho que vocês duas vão se dar muito bem", finaliza o ancião.