Úrsula (Bárbara Paz) vai se tornar uma assassina na reta final da novela "Além da Ilusão". A mãe de criação de Joaquim (Danilo Mesquita) - a quem sequestrou quando bebê - tira a vida de Abel (Adriano Petermann) ao ser chantageada pelo amante, na trama das seis que reserva ainda uma notícia devastadora para Olívia (Debora Ozório). E um inocente acaba sendo preso acusado pela morte do ex-amante de Úrsula.
A novela de época chega ao fim em 19 de agosto para ser substituída por "Mar do Sertão". O destino trágico de Abel começa a ser marcado quando ele encara a vilã. "Alto lá! Que intimidade é essa com a minha mãe?", diz, surpreso, Joaquim, que agride em plena lua de mel a mulher, Isadora (Larissa Manoela).
"Pergunta pra ela. De você, só quero dinheiro. Uma bolada pra recomeçar em outro lugar. É só me dar a bufunfa (dinheiro), que o patrão nunca vai descobrir que o afilhado estava roubando a tecelagem. Nem quem seria o verdadeiro pai do filho dele", retruca Abel.
Segundo o colunista André Romano, do "Observatório da TV", na sequência Úrsula atira e mata o rival. E em outro momento, a assassina abre o jogo com o filho, responsável por atentar contra a vida de Davi (Rafael Vitti). "Sem julgamentos, Joaquim. Eu precisava engravidar de qualquer jeito. Mas nem pra isso esse demônio serviu. E agora ele estava ameaçando contar tudo pro seu padrinho", diz.
Também na reta final, Joaquim vai mostrar que não tem escrúpulo algum. Além de agredir a mulher e lhe fazer ameaças, o vilão tenta forçar sexo com a irmã de Olívia. "Então quando? Quando vai se entregar pra mim? Quando vai virar minha mulher de verdade? Está assim por causa da briga que tivemos, não é?", pergunta.
"Confesso que me excedi. Não podia ter gritado com você. Mas é que, caramba, Isadora, você está sempre escapando de mim!", dispara o machista. "Não estou escapando de você, Joaquim, pois não sou sua prisioneira. Olha, meu dia foi cheio. Podemos ir pra casa, por favor?", pergunta Isadora, que ainda descobre que Iolanda (Duda Brack) é amante de seu marido..
No meio de tudo isso, a modista descobre que "Rafael" é Davi e ameaça entregá-lo à polícia pela morte de Elisa (Larissa Manoela).