Nas últimas semanas da novela "Além da Ilusão", Úrsula (Barbara Paz) vai matar Abel (Adriano Petermann), seu ex-amante, diante do filho de criação, Joaquim (Danilo Mesquita), para desespero do vilão, roubado por ela quando bebê. Porém, quem acaba sendo preso acusado pelo assassinato é Onofre (Guilherme Silva).
Essas cenas vão ao ar apenas a partir da primeira semana de agosto - a novela das seis exibe o último capítulo dia 19 e dará lugar a "Mar do Sertão" a partir do dia 22 (clique aqui para saber alguns finais da trama de época de Alessandra Poggi).
O marido de Felicidade (Carla Cristina Cardoso), que só carrega o adjetivo no nome, é detido pelo delegado Salvador (Jorge Lucas) e algemado. "Delegado, o que quer com o meu marido? Ele não fez nada de errado. O que está acontecendo?", pergunta a sofredora.
Quem antecipa é o colunista André Romano, do "Observatório da TV". Nesse momento, o homem da lei revela o motivo da prisão. "Encontramos o corpo do senhor Abel Soares num matagal fora da cidade. Teu marido andou fazendo ameaças a ele. É o principal suspeito do assassinato", revela.
Também nessa reta final, Isadora (Larissa Manoela ) vai decidir vasculhar o inquérito do assassinato da irmã, Elisa (Larissa Manoela). É assim que a mocinha descobre que a arma que consta na papelada como sendo de seu pai não pertence e nem pertenceu a Matias (Antonio Calloni).
Quase ao mesmo tempo, a mocinha ganha ajuda do ex-noivo para conseguir deixar o quarto, onde foi trancada pelo marido, Joaquim, como se fosse uma criança.