No fim da novela "Além da Ilusão", Joaquim (Danilo Mesquita) não vai escapar de um castigo, assim como sua mãe de criação, Úrsula (Bárbara Paz). Ambos vão presos na novela das seis, que chega ao fim dia 20 de agosto. A prisão da vilã acontece após ela sequestrar o filho de Heloísa (Paloma Duarte) e Leônidas (Eriberto Leão).
De acordo com o colunista André Romano, do "Observatório da TV", Joaquim vai para cadeia após tentar matar Davi (Rafael Vitti). O vilão tenta sabotar um número de ilusionismo do mágico que conhecerá o sucesso no Rio de Janeiro.
Ao mesmo tempo, Eugênio (Marcello Novaes), padrinho de Joaquim, denuncia o afilhado por golpes financeiros na Tecelagem Tropical. Se Joaquim e Úrsula não se livram de uma punição, Olívia (Debora Ozório) vai escapar da morte depois que for baleada em manifestação trabalhista. Para isso, a tecelã recebe surpreendente ao passar por cirurgia.
+ em 'Além da Ilusão', Isadora dá fora na lua de mel com Joaquim
Também na reta final da novela de época de Alessandra Poggi, Heloísa descobre estar grávida de Leônidas e quem não vai gostar nada da notícia é Matias (Antonio Calloni), seu ex-amante e responsável por destruir seu vestido de noiva. Vale ressaltar que a costureira ganha promessa da sobrinha, Isadora (Larissa Manoela), para conseguir se casar com o peão.
Adiante, o assassino de Elisa (Larissa Manoela) volta a agir e tenta provocar um aborto na irmã de Violeta (Malu Galli). Matias coloca ervas abortivas no chá que Manuela (Mariah da Penha) preparou para Heloísa, que ingere a bebida sem desconfiar que ela está "batizada", logo começando a passar mal.
"O que você fez, Matias? Matias, você é um monstro...", fala, desesperada, enquanto o crápula ri e age com cinismo. "Eu? Mas o que foi que eu fiz? Quem preparou o chá foi a Manuela!", dispara. "A toupeira do Leônidas caiu no conto do vigário, mas ainda dá tempo de acordar. Teu feitiço não vai durar muito tempo, megera", prossegue o ex-juiz.