RESUMO DE NOVELA "O TEMPO NÃO PARA" - semana de 13 a 18 de agosto de 2018
Marocas (Juliana Paiva) e Marciana (Cyria Coentro) são encaminhadas para o distrito de polícia. As arcas achadas na praia são entregues a Agustina (Rosi Campos). Samuca (Nicolas Prattes) ordena que Emílio (João Baldasserini) vá ao distrito. Emílio elogia Marocas e a deixa sem jeito. Marocas fica emotiva quando Elmo (Felipe Simas) na frente de Samuca fica sensibilizado. Florêncio (Ricardo Duque) deve ficar atento a cada passo de dom Sabino (Edson Celulari), ordena Barão (Rui Ricardo Dias). Marocas bate em Samuca ao ser beijada por ele. Os documentos a respeito dos Sabino são dados a Vanda (Lucy Ramos) por Emílio. Ao acordar, Menelau (David Junior) fica espantado ao saber que não existe mais escravidão. O que é real a respeito de Barão, dom Sabino fica sabendo por Eliseu. Zelda (Adriane Galisteu) avisa Pedro Parede (Wagner Santisteban) quando recebe Marocas em sua loja, trazida por Carmen (Christiane Torloni).
Na loja, Marocas se atrapalha. Zelda simula estar espantada com a presença de Pedro Parede na loja quando ele faz inúmeros retratos de Marocas. Emílio faz e tudo para Samuca aceitar apoiar os Sabino Machado. Seguranças tiram dom Sabino quando ele lesa um treinador da academia da Samvita. Auxiliado por Elmo, Dom Sabino chama a atenção da filha ao ver que ela está usando outras roupas. A maneira como Petra (Eva Wilma) se dirige a Menelau deixa Helen (Rafaela Mandelli) revoltada. Mariacarla (Regiane Alves) tem que a substituir contra a Samvita, diz Betina (Cleo). Emílio é o advogado de Samuca. Nico (Raphaela Alvitos) contrai catapora.
Emílio conta que vai iludir Samuca e dom Sabino. A respeito da Ilha Vermelha, Mariacarla e Amadeu se falam. Na casa de Marino (Marcos Pasquim) e Monalisa (Alexandra Richter), Teófilo (Kiko Mascarenhas) surge sem memória. Marocas encaminha a irmã ao hospital. A carta na qual Betina se demite é destruída por Samuca. Cesária (Olívia Araújo) desperta espantada quando Menelau a joga da cápsula criogênica. Vera Lúcia é alvo de perguntas da mãe a respeito do vaso que sumiu da mansão de Carmen. Elmo resolve não morar mais no apartamento de Samuca. A respeito de Teófilo, Samuca fica sabendo por Monalisa. Diante de Kiki (Nathalia Rodrigues), Samuca dá um beijo em Marocas ao ir atrás dela.
Marocas diz a Kiki não contar nada a respeito do seu caso com Samuca. Waleska (Carol Castro) e Mateus (Raphael Vianna) falam a respeito dos congelados e Coronela (Solange Couto) escuta. Samuca vai até a casa de Marino e Monalisa e retira Teófilo. A respeito do processo, dom Sabino conversa com Emílio ao se dirigir a sua empresa. Teófilo pensa que Marocas e ele se casaram. Samuca pergunta a Marocas se ela quer namorar com ele. Waleska tenta forçar dom Sabino a ir embora e Eliseu evita. Para a casa de Eliseu, Carmen e Marocas encaminham Teófilo. Dom Sabino provoca crise de ciúmes em Agustina. Carmen encara Agustina. Na casa de Eliseu, Agustina põe Carmen para fora. Por não ter lhe obedecido, Emílio é perguntado por Samuca.
Samuca é influenciado por Emílio. Marocas fica aflita quando dom Sabino e Agustina brigam. Helen tenta contar que Menelau e Cesária acordam, mas Petra impede. Obedecendo ordem de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães), Mariacarla sugere algo a Marino e Monalisa. Os congelados são exibidos a Amadeu por Petra. Marocas concorda namorar Samuca. A gravação do beijo que deu em Samuca é exibido a Marocas por Betina. Betina volta atrás no seu pedido de demissão. À pensão de Coronela, dom Sabino se dirige com Agustina. Marocas encara Betina. Coronela joga charme para Teófilo. Betina vai atrás de Emílio.
Em conversa com Emílio, Betina diz para ele espionar a Samvita em seu lugar. A respeito de Samuca, Elmo fala com Marocas em uma lanchonete. Agustina prova uma refeição no estabelecimento de Coronela. Samuca e Marocas andam de helicóptero. Vera Lúcia admite a Carmen que namora Lalá (Micael). Com o auxílio de Helen, Menelau e Cesária escapam da Criotec e vão para o edifício onde Samuca mora. Encantado com Waleska, dom Sabino retorna para a casa onde mora Eliseu. Lalá e Vera Lúcia discutem e Menelau os separa. Em conversa com Petra, Helen falta com a verdade. A respeito de criogenia, Amadeu e Mariacarla falam. Levando Samuca e Marocas, o helicóptero sofre uma falha no motor.