Uma notícia triste para o mundo musical. Foi encontrado morto na manhã deste domingo (22), aos 53 anos, Renato Rocha, ex-baixista do Legião Urbana, no Guarujá, litoral de São Paulo. O artista participou dos três primeiros discos do conjunto, incluindo "Que País é Este". No último final de semana, a música sertaneja havia perdido Zé do Rancho, avô de Sandy e Junior Lima, e um dos ícones do gênero.
De acordo com a Polícia Militar, o corpo de Renato Rocha, conhecido como Negrete, estava encostado na porta do quarto de um hotel. Em comunicado publicado no Facebook, a causa morte foi apontada como parada cardíaca. Segundo informou o irmão do artista, o Roberto da Silva Rocha, a governanta que cuidava do quarto onde estava Renato bateu na porta do cômodo, mas não obteve resposta, e resolveu pedir ajuda.
Ainda de acordo com a postagem, o músico não tinha sinais de ter sofrido algum tipo de violência e muito menos de ter usado alguma substância ilícita. A mesma nota informa que Renato deixa um casal de filhos e neta recém-nascida.
Filho de Renato Russo se despede do artista
Giuliano Manfredini, filho do líder da Legião Urbana, Renato Russo, usou sua página na mesma rede social para se despedir do músico. "Renato Rocha se foi de nós. Recebo a notícia com profunda tristeza e, paradoxalmente, com a leveza de ter podido estar ao seu lado nos últimos tempos, compreendendo-lhe e amparando o grande amigo de meu pai", iniciou Giuliano.
"Músico virtuoso, espírito de criança, ser humano generoso e profundamente bom, foi um dos companheiros de Renato Russo desde os primórdios da Legião Urbana", continuou ele. "Como dizia o mestre Guimarães Rosa, as pessoas não morrem, elas ficam encantadas. Renato já pertence a história de nossa música e viverá na melhor de nossas lembranças", acrescentou. "Vai com os Anjos, vai em Paz", finalizou Giuliano.
Relembre trajetória de Renato
De acordo com o Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira, Renato da Silva Rocha nasceu em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Nos anos 1970, trocou a Cidade Maravilhosa por Brasília.
Antes de ingressar no Legião Urbana, tocou na banda Gestapo. No conjunto liderado por Renato Russo, Negrete ficou entre 1984 e 1989. Em 2012, foi encontrado por um programa de TV morando nas ruas do Centro do Rio de Janeiro.
Ano de perdas para o país
No início do mês, o Brasil perdeu a atriz Odete Lara. A atriz tinha 85 anos e foi vítima de infarto. Um dos principais trabalhos dela na televisão foi na novela "O Dono do Mundo". Antes, em 20 de janeiro, morreu o surfista Ricardo dos Santos.
O atleta tinha 24 anos e havia sido baleado três vezes no abdômen durante discussão na praia da Guarda do Embaú, em Santa Catarina. Gabriel Medina, campeão mundial de surf, chegou a usar as redes sociais para pedir doação de sangue para o amigo.