Renata Vasconcellos estreou à frente do "Fantástico" na noite deste domingo (6) dando início à nova fase da atração, após a despedida de Zeca Camargo e Renata Ceribelli. No início do programa, a jornalista foi convidada pelo novo parceiro, Tadeu Schmidt, a entrar no estúdio e declarou. "É um desafio grande, um novo desafio, mas estimulante", disse a estreante, que já no programa de estreia realizou duas entrevistas: uma com Wagner Moura, que não perdeu a oportunidade de parabenizá-la pela nova fase na carreira, e outra com Tony Ramos.
"É um prazer participar desse momento seu. Muito boa sorte, axé!", disse Wagner, após a entrevista. Nas redes sociais, os internautas não economizaram nos elogios à nova apresentadora: "Linda", "elegante", "excelente escolha", "simpática", "talentosa", "diva"... Eram alguns dos adjetivos à jornalista durante a exibição do programa.
No fim da atração, Tadeu mais uma vez demonstrou apoio à nova companheira. "E assim eu me despeço, com muita honra, do primeiro programa apresentado por Renata Vasconcellos", disse. "Muito obrigada! Obrigada pela companhia de vocês", agradeceu a colega, recebendo um forte aperto de mão do apresentador, com sorrisos.
Com 41 anos, a nova apresentadora do dominical já chama a atenção dos telespectadores com sua beleza e elegância há mais de 15 anos, quando apareceu na TV junto com o canal a cabo Globo News, ao assumir a bancada do telejornal "Em Cima da Hora", em 1996. Renata estreou na TV Globo em 1997, apresentando o "Jornal Hoje" aos sábados.
No período de mudanças entre o "Jornal Hoje", o "Jornal Nacional" e o "Jornal da Globo", a jornalista, formada pela PUC-Rio, assumiu o "JH" como âncora no intervalo entre a saída de Mônica Waldvogel e a entrada de Sandra Annenberg. Permanceu no telejornal por dois anos e em 2000 foi convidada a apresentar um quadro sobre direitos do consumidor no "Fantástico". Em dezembro de 2002 ela assumiu a bancada do "Bom Dia Brasil" ao lado de Renato Machado. Em setembro de 2011, quando o o jornalista foi transferido para Londres, ela passou a apresentar o telejornal ao lado de Chico Pinheiro.
A partir de 2005, Renata Vasconcellos passou a ser vista também aos sábados na mesma emissora, no "Jornal Nacional". A jornalista também apresentou o telejornal fora do estúdio, como em janeiro de 2011, quando entrou ao vivo nas ruas de Teresópolis, mostrando a tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana do Rio.
Na segunda-feira (30), Renata passou o bastão para Ana Paula Araújo no "Bom Dia Brasil" e se emocionou. "Depois de 11 anos falando com vocês todas as manhãs aqui no 'Bom Dia Brasil', agora eu estou indo para o 'Fantástico'. Para mim foi um grande privilégio poder trabalhar todos esses anos com essa equipe maravilhosa, o Renato Machado, com quem eu aprendi tanto, o meu amigo Chico Pinheiro... Enfim, agora esse desafio incrível vai caber à Ana Paula Araújo, que vocês já conhecem das nossas grandes coberturas e das bancadas dos nossos telejornais", disse Renata, em tom de despedida, ao receber no estúdio a nova âncora do jornalístico. Com as mudanças na emissora, Renata Ceribelli passará a ser correspondente do "Fantástico" em Nova York e Zeca Camargo estreará no "Video Show" em novembro.
Renata foi casada durante 13 anos com o empresário do mercado financeiro Haroldo Mac Dowell, filho da estilista Mara Mac Dowell, que dá nome à grife Mara Mac. Com ele, a jornalista tem dois filhos, Antonio, de 14 anos, e Miguel, de 12. Dificilmente a nova apresentadora do "Fantástico" é vista badalando na noite carioca, mas pode ser flagrada em eventos de moda ao lado da irmã gêmea, a estilista Lanza Mazza, com quem foi fotografada na edição do Fashion Rio realizado em abril deste ano, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Ela ainda tem um irmão, o empresário Rodrigo Vasconcelos.