Biografia
- Nascimento : 10 de julho de 1972, Rio de Janeiro, RJ
- Idade : 52 anos
- Signo : Câncer
Renata Fernandes Vasconcellos, conhecida como Renata Vasconcelos, nasceu no Rio de Janeiro em 10 de junho de 1972. Desde novembro de 2014 a jornalista apresenta com William Bonner o "Jornal Nacional", substituindo Patricia Poeta.
Filha do engenheiro civil Renato da Fonseca Vasconcellos e da advogada Fernanda Saraiva Fernandes, Renata é irmã gêmea da estilista Lanza Mazza - elas têm ainda outro irmão, o empresário Rodrigo Vasconcellos. Formada em Publicidade e Jornalismo na PUC-Rio e fez estágios em agências de publicidade. Antes da fama, fez figuração em novelas da Globo como "História do Amor" e participou de campanhas de marcas como "Coca-Cola".
Logo depois, foi aprovada no concurso que selecionou a equipe pioneira da Globo News, em 1996.No canal a cabo, apresentou o telejornal "Em Cima da Hora" e esteve à frente de várias coberturas como a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, a morte da princesa Diana e a libertação da residência do embaixador japonês no Peru, todas em 1997. Nesse ano passa a ancorar, eventualmente, o "Jornal Hoje".
Sua primeira aparição na Globo foi numa reportagem, a primeira de sua carreira, sobre uma exposição do estilista Yves Saint Laurent. Posteriormente, foi convidada para apresentar o "Jornal Hoje" nos plantões de sábado. Em 2000, produziu um quadro de serviços ao consumidor para o Fantástico.
Em 2002, Renata Vasconcelos substituiu Leilane Neubarth na bancada do "Bom Dia Brasil" ao lado de Renato Machado. A partir de setembro de 2011, com a mudança de Renato Machado para Londres, passou a dividir a apresentação do telejornal com Chico Pinheiro.
A jornalista ainda produziu para o "Bom Dia Brasil" a coluna "Coisas do Gênero", com matérias elaboradas para o público feminino, que abordaram assuntos como moda, mulheres de 50 anos e a relação de avós com os netos.
A partir de 2005, Renata passou a ser apresentadora substituta do "JN". Em janeiro de 2011, quando houve a tragédia causada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, ela estava cobrindo as férias de Fátima Bernardes e ancorou o telejornal de Teresópolis.
A partir de 6 de outubro de 2013, a jornalista assumiu a apresentação titular do "Fantástico", formando dupla com o apresentador Tadeu Schmidt, deixando o "Bom Dia Brasil" no dia 30 de setembro de 2013.
Ao lado de Galvão Bueno, no "JN", ancorou a Olimpíada do Rio em 2016 e a Copa do Mundo da Rússia dois anos mais tarde. Destaque também para as eleições 2018, quando pela primeira vez entrevistou presidenciáveis no noticiário, e do incêndio da Boate Kiss (2013).
Renata Vasconcellos ganhou pela primeira vez o Prêmio Comunique-se em 2009. Venceu novamente dois anos depois e em 2013. Em todas as vezes foi eleita a melhor âncora de TV.
Renata foi casada durante 13 anos com o empresário do mercado financeiro Haroldo Mac Dowell, filho da estilista Mara Mac Dowell. Com ele, a jornalista tem dois filhos, Antonio e Miguel. Em 2014, se casa com o diretor de jornalismo da Globo-RJ Miguel Athayde.