A ginástica artística brasileira está conquistando novos e grandiosos espaços na história das Olimpíadas. Depois do bronze histórico por equipes na última terça-feira (30), Rebeca Andrade consagrou, nesta quinta (01) a prata no individual geral pela segunda vez consecutiva.
Já estrela em Tóquio 2021, Rebeca Andrade, que faz muito sucesso com suas makes nas competições e deixou até Simone Biles boquiaberta com suas notas, fez uma competição segura e sem erros, chegando a ficar em primeiro lugar até a metade da competição.
Com um total de 57.932 pontos, pouco mais de 1 ponto atrás de Simone Biles , que marcou 59.131 na final do individual geral, Rebeca Andrade foi coroada a segunda ginasta mais completa do mundo nas Olimpíadas. O pódio foi fechado com a também norte-americana Sunisa Lee, que pontuou 56.465 na final.
Com a conquista, Rebeca garantiu sua quarta medalha em Jogos Olímpicos, que se juntaram ao bronze por equipes desta semana, à prata do individual geral de 2021 e o ouro no salto, no mesmo ano. Isso deu, para a estrela brasileira, a possibilidade de quebrar um recorde histórico para o país.
Rebeca Andrade, agora com quatro medalhas nas Olimpíadas, se colocou no 'hall' de pouquíssimos brasileiros multimedalhistas, podendo, inclusive, quebrar o recorde de atletas mais condecorados da história dos Jogos Olímpicos já nos próximo dias.
Atualmente, a ginasta tem alguns grandes nomes dividindo com ela o marco. Também com 4 medalhas em Olimpíadas se destaca Serginho, do vôlei. Nesta edição, Rebeca quebrou o marco de ser a mulher brasileira com mais medalhas, superando Mayra Aguiar, que tem 3.
Acima de Rebeca Andrade, estão Robert Scheidt, Torben Grael e Isaquias Queiroz, ambos com 5 medalhas em Olimpíadas, sendo o último citado capaz de aumentar o marco pela canoagem também nesta edição. Mas a ginasta também pode conquistar mais 3 medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024.
Nos próximos dias, a Rebeca disputa a final de salto, solo e trave nas Olimpíadas, tendo grandes chances de subir ao pódio nos três aparelhos, especialmente nos dois primeiros citados. Assim, caso medalhe em todos, Rebeca Andrade poderá chegar ao marco de 7 medalhas olímpicas, podendo voltar para casa com o recorde histórico.
Em entrevista ao jornalista Carlos Gil, da TV Globo, a ginasta falou sobre a possibilidade e garantiu que fará o possível para que o recorde seja quebrado: "Ai, eu penso [em quebrar o recorde], não vou mentir não. Porque quero estar no pódio, mas o resultado é consequência, tenho que fazer a minha parte e esse é o foco".