Rebeca Andrade fez história e conquistou a primeira medalha do Brasil na ginástica artística feminina na história dos Jogos Olímpicos. Em Tóquio, nesta noite de quinta-feira (29), hora local, a brasileira ficou com a prata no individual geral por aparelhos após se apresentar no solo. Há dois dias, quem brilhou foi Rayssa Leal, de 13 anos, no skate, também conquistando a segunda colocação.
Natural de Guarulhos (São Paulo), Rebeca já havia conquistado a torcida brasileira no final de semana ao levar o hit "Baile de Favela" para a sua primeira apresentação no ginásio olímpico. Agora o Brasil soma sete medalhas - um ouro (com Ítalo Ferreira no surfe), três pratas (a outra é com Kelvin Hoefler no skate) e três bronzes (Daniel Cargnin e Mayra Aguiar no judô, e Fernando Scheffer na natação).
À frente de Rebeca (57.298 pontos) ficou apenas Sunisa Lee (EUA, 57.433 pontos). O bronze coube a Angelina Melnikova (Rússia, 57.199).
Assim que a medalha para a brasileira foi confirmada, vários famosos comemoraram a conquista da paulista na web. "Perfeita É essa a palavra que define Rebeca Andrade. Nossa brasileira brilhou demais (...). Foi lindo e emocionante de ver! (...) Você é gigante! Nosso orgulho", vibrou Hugo Gloss. "Orgulho, parabéns Rebeca!", reforçou Simaria, dupla de Simone.
"Não teve nada que chegasse aos pés dessa apresentação da Rebeca", afirmou Bic Müller. Thaís Fersoza acrescentou: "Que coisa linda! Que felicidade ter visto esse momento e vibrado com você. Parabéns!". Nathalia Dill também comemorou a medalha inédita: "Que lindo ver esse Brasil conquistando medalhas!".
"Não sei você, mas fiquei muito emocionado com a Rebeca, sua história e a conquista. Linda a reação da galera da ginástica comentando. Parabéns! Parabéns!", escreveu Dan Stulbach. "É ela. Brilhou. Um espetáculo", definiu Larissa Manoela.
Intérprete de "Baile de Favela", MC João foi outro a comemorar a conquista da ginasta: "É prata!". "É prata! Que coisa linda", vibrou Tadeu Schmidt .
Após não ter conseguido credencial para acompanhar o marido na Olimpíada, Yasmin Brunet mostrou sua irritação com o resultado obtido por Gabriel Medina, um 4º lugar. A modelo afirmou que houve parcialidade na avaliação dos juízes.
"Você foi incrível! Fez tudo o que poderia fazer e mais um pouco. Tenho muito orgulho de você! Estamos do seu lado e não vamos fingir que não vimos o que aconteceu. Foi roubado na cara dura. Só gostaria muito que alguém se posicionasse e te defendesse... te amo meu lindo", desabafou.