Verão é sinônimo de praias lotadas, corpos sarados e, claro, de muita pegação. Enquanto os governos municipais e estaduais decidem sobre o tamanho dos eventos de Carnaval, por causa da Covid-19, os solteiros já estão de olho nos crushes durante a temporada.
Para sair das paqueras virtuais com os contatinhos, o especialista em linguagem silenciosa Ricardo Ventura dá dicas para saber se vai dar match ou não. "Existem vários sinais emitidos quando se está a fim ou apaixonado", explica. Veja minimanual com as principais dicas!
Olhar
Segundo Ventura, o olhar não mente. Se é constante, se várias vezes você pegou a pessoa olhando para você, pode ser uma forte evidência de que há interesse. "Ficar olhando repetitivamente, mesmo com o canto de olho, é um sinal", afirma o especialista.
Cuidar da aparência
Você pega a pessoa te olhando e, na mesma hora, ele ou ela ajeita a postura, passa a mão no cabelo, se mostra ativo, fazendo algo importante. De acordo com Ricardo Ventura, isso denota que a pessoa se preocupa com a aparência e quer estar bonita para você: "A pessoa também se torna mais sorridente e com uma posição mais proativa na sua presença".
Focar em você
Na balada ou no trabalho, seja qual for o ambiente, a pessoa vai estar focada em você, prestando atenção no que você fala, rindo das suas piadas, puxando assunto, completando suas frases. Isso é o que Ventura chama de "Bolha de Interesse". Haverá um verdadeiro interesse em tudo o que você fala.
"Esse é um ponto importante, a partir dele podemos saber se há verdadeiro interesse, paixão, ou se não é nada sério, pois se ele ou ela conversa com você e continua prestando atenção nas outras pessoas e no ambiente, mostra que o foco não é você, logo, não é um interesse sério", comenta.
Tirar obstáculos
A pessoa tira a cadeira da sua frente quando você passa, se estão frente a frente, tira o copo entre vocês, ou seja, sempre tira "obstáculos". Isso é algo inconsciente e, muitas vezes, sutil.
Se vira para você
Ajeitar o tronco em sua direção de modo que fique de frente. Se está de lado, irá se virar. "Ao haver interesse, procura olhar de frente, se vira para você. De forma inconsciente, quer estar em paralelo", diz.
Quer tocar em você
Tirar uma sujeirinha imaginária do seu ombro, ajustar um fio de cabelo, prontamente vir cumprimentar com um beijo e um abraço. Isso mostra uma necessidade de interação maior.