Em 'Alma Gêmea', Raul (Luigi Baricelli ) não é flor que se cheire. O bonitão é um golpista de mão cheia que causará muitas maldades ao longo da história.
Na trama reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, o cafajeste deixará Olívia (Drica Moraes ) na miséria e ainda engravidará Dalila (Fernanda Machado ).
Em determinado momento, os moradores da pensão de Divina (Neusa Maria Faro) descobrirão que ele é o pai do filho de Dalila, e não de Roberval (Rodrigo Phavanello ), como todos pensavam.
Ele, então, será encurralado por Vitório (Malvino Salvador ), Hélio (Erik Marmo ) e Osvaldo (Fulvio Stefanini) e levará uma surra para pagar pela mentira que atingiu toda a família. Roberval também resolverá acertar as contas com o rival ao lhe dar uma porrada.
O fim de Raul terá um dedo de Cristina (Flávia Alessandra ). A vilã o exigirá uma quantidade de dinheiro, desviado por ele da floricultura de Rafael (Eduardo Moscovis ), caso não entregue, ela contará tudo para o mocinho. Ao mesmo tempo, Dalila, que sabe da história, entregará o ex-amante para o empresário.
A personagem de Fernanda Machado revelará para Rafael que Raul alterou os livros-caixa para fazer com que Abílio (Ronnie Arruda) fosse demitido.
No final de 'Alma Gêmea', Raul será apunhalado por Terezinha (Andrea Avancini), sua comparsa no esquema dos documentos. Ela o entregará para a polícia no momento em que ele pedir suas economias para sair da cidade. Ela realizará seu pedido, mas o denunciará para a polícia.
O cerco se fecha para Raul, que não terá como sair de cidade, acabando seus dias atrás das grades.