Fernanda Machado pode ser vista nas tardes da Globo pela reprise de 'Paraíso Tropical', no Vale a Pena Ver de Novo. No folhetim de 2007, a atriz viveu a batalhadora Joana, que descobre ser traída pelo namorado interpretado por Sérgio Marone .
Longe da telinha desde 2019, quando participou da série 'Impuros', a artista vive hoje com o marido, o empresário Robert Riskin, e os filhos Lucca, de oito anos, e Leo, de três, nos Estados Unidos. Atualmente, ela atua com projetos de decoração, mas não dispensa voltar às novelas. "Estou começando a ficar mais aberta para se vierem convites de trabalho mais curtos, como para uma série ou um filme", considera.
Embora tenha um passado envolto a diversos trabalhos, Fernanda não esquece um momento complicado que passou durante as gravações de 'Paraíso Tropical'.
"Paraíso Tropical foi uma novela muito importante para mim, com uma das minhas melhores personagens, mas eu gravava tantas cenas difíceis, de intensidade dramática, que acabei sofrendo tanto quanto a Joana. Acho que meu sistema imunológico baixou muito, porque eu realmente estava vivendo a dor dela", disse em entrevista ao site Notícias da TV.
Ao se denominar 'magrinha e meio destruída' por conta da alta carga dramática da personagem, Fernanda disse que ganhou forças com um elogio feito por Tony Ramos . '
"Ele me parou na frente de todo mundo e veio dizer: 'Nossa, eu tenho que te falar que estou encantado com o seu trabalho, impressionado com o seu talento. Estou assistindo e acompanhando essas cenas de agora, sofrendo com a Joana. Você está fazendo a gente acreditar muito ", lembra ela, que considerou um reforço importante sua autoestima. "Aquilo me deixou tão feliz que até a energia da personagem, que tinha me contaminado, me deu uma levantada", considera.
No auge da carreira, Fernanda Machado emendou um trabalho atrás do outro, como as novelas 'Alma Gêmea' (2006), 'Caras e Bocas' (2009) e 'Amor à Vida' (2013), sua última participação em teledramaturgia na emissora.