Primeiro ator a dar vida ao palhaço Bozo no Brasil, Wanderley Tribeck morreu aos 73 anos nesta terça-feira (18) por volta das 23h em um hospital de Balneário Camboriú (SC). A morte do artista e atualmente pastor evangélico foi revelada pela família e aconteceu no mesmo dia do velório da atriz Jacqueline Laurence e em um período de menos de uma semana em relação aos falecimentos de Ilva Niño e do cantor Nahim, vítima de um acidente doméstico.
Wanderley, conhecido artisticamente como Wandeko Pipoca, passou mal pela manhã e foi atendido pelo Samu. Em seguida, encaminhado ao Hospital Municipal Ruth Cardoso (ex-primeira dama, 1930-2008), onde não resistiu.
"O momento é muito triste. O momento é delicado. Quero pedir para todo mundo me mandar força. Essas coisas a gente nunca está preparado. Meu pai vai deixar um legado. Um homem incrível", lamentou o filho.
No começo dos anos 1980, na Record e no SBT, Wanderley deu vida ao palhaço Bozo e contracenou com Pedro de Lara (o Salsi Fufu, 1925-2007), Valentino Guzzo (a Vovó Mafalda, 1937-1998) e Gilberto Fernandes/Gibe (o Papai Papudo,1935-2010). Ele também apresentou um programa infantil ao lado de Silvio Santos.
"Os americanos vieram nos ensinar e eu não entendia nada, pois era um comediante que fazia shows em boates, tinha apenas 29 anos. Era o Gibe quem me orientava. Sempre que eu errava ou esquecia o texto ele me cortava e fazia alguma brincadeira para me ajudar", recordou ao "g1" na época da morte de Gibe.
Posteriormente, vários atores como Luis Ricardo, Arlindo Barreto - que é ex de Gretchen -, Charles Myara - visto atualmente na novela "Alma Gêmea" (2005/2006) - e Décio Roberto (1958-1991) encarnaram o palhaço, enquanto Wanderley teve passagens por Gazeta e Band.
Após deixar a TV, o ator chegou a ser proprietário de um bar em Balneário Camboriú por 12 anos, porém largou o empreendimento para ser pastor evangélico. Em 2010, foi candidato a deputado federal por Santa Catarina