O príncipe Harry , que teria ficado arrependido de não encontrar Kate Middleton no Tropping the Colour 2024, expôs o motivo pelo qual Meghan Markle , dona de um 'cabelo de sonsa', nunca mais voltou ao Reino Unido. Em entrevista ao canal britânico ITV, exibida no documentário 'Tablois on Trial' nesta quinta-feira (25), o duque de Sussex - que vive um desafeto com o príncipe William - não escondeu a preocupação com a proteção de sua esposa e filhos, destacando que a falta de uma segurança reforçada é fator crucial para a decisão.
O receio de possíveis ataques incentivados pela mídia, de forma geral, foi uma das razões fundamentais para não levar Meghan de volta ao Reino Unido. Especialmente, considerando que a proteção da realeza não está mais disponível para eles desde que abandonaram seus cargos na Família Real e se mudaram para os Estados Unidos em 2020.
"Ainda é perigoso e tudo pode acontecer. Basta uma única pessoa que leia essas coisas [fake news sobre ele e Meghan]... Para agir de acordo com o que leu. Seja com uma faca ou ácido, qualquer coisa que seja. São coisas que geram preocupação em mim. É por isso que não trago minha esposa de volta a este país", declarou o britânico, reforçando a responsabilidade dos tabloides que podem incitar violência em relação à companheira.
O filho do Rei Charles III também disse que a polícia britânica investigou ameaças reais contra a vida de Markle, enquanto ela residia na Inglaterra, o que intensificou seu medo. Além disso, relembrou uma experiência pessoal quando foi 'atingido na cabeça por câmeras' nos anos 2000, descrevendo o evento como 'horrível'. "Horrível naquela época e é horrível agora!", disparou, deixando claro que o sentimento de insegurança persiste.
Atualmente, Harry está envolvido em batalhas jurídicas no Reino Unido para garantir proteção adequada para sua família durante eventuais visitas ao país. Em sua declaração, ele expressou o desejo de que seus filhos, Archie e Lilibet, se sintam em casa em sua terra natal, mas ressaltou que isso não pode ser alcançado sem garantias adequadas.
"O Reino Unido é meu lar. O Reino Unido é fundamental para a herança dos meus filhos e um lugar onde quero que eles se sintam em casa tanto quanto onde vivem no momento nos Estados Unidos. Isso não pode acontecer se não houver possibilidade de mantê-los seguros quando estiverem em solo britânico," disse em comunicado.
A última visita de Meghan Markle ao país ocorreu em setembro de 2022, para o velório da rainha Elizabeth II, e a visita mais recente dos filhos do casal foi em junho de 2022, durante as celebrações do Jubileu de Platina.