Preta Gil é uma inspiração para outras mulheres por assumir seu corpo real e celebrar a beleza natural aos 46 anos. Mas, no passado, a filha de Gilberto Gil se viu "caindo em uma armadilha" ao se submeter a procedimentos por pressão estética. "Eu era muito feliz com meu corpo. Não tinha essas questões. Conforme as pessoas foram me criticando, fui caindo na armadilha", admitiu a cantora em bate-papo sobre corpo, gordofobia e aceitação com a influenciadora Alexandra Gurgel.
Preta recorreu à lipoaspiração como tentativa de diminuir as críticas sobre seu corpo, mesmo feliz com o que via no espelho. No quadro "Verão da Xanda", no Instagram, a cantora relembrou a experiência, que aconteceu logo após posar nua para a capa do CD Prêt-à "Porter", em 2003: "Quando eu vi, estava deitada numa sala de cirurgia fazendo lipo pra ficar magra e o povo parar de falar de mim, do meu corpo".
"Fiz lipo, fiz dieta... tudo. Aí, de repente, abriu um buraco dentro do meu peito de uma insatisfação muito grande", comentou a esposa de Rodrigo Godoy.
"Eu sou uma mulher fora dos padrões. Nunca fui P, M. Sempre fui G, GG", afirmou a cantora com orgulho. "Eu era muito feliz com meu corpo. Não tinha essas questões." Segundo Preta, foi o olhar dos outros sobre seu próprio corpo que motivou as intervenções a que se submeteu. Hoje, ela não vê necessidade de procedimentos e afirma sem medo: "Eu não vou sucumbir de novo a essas dietas loucas, remédios, plásticas, lipoaspirações".
"Todas as porradas que eu tomei valeram a pena pelas mulheres que eu ajudei a se libertarem", continuou Preta. "Tenho satisfação imensa com meu corpo. Consigo enxergar o que as pessoas chamam de imperfeição como história, como as marcas das minhas escolhas", disse a artista que compartilha fotos reais do corpo de biquíni.
"Se eu fosse padrão, eu seria apenas mais uma. Tenho essa noção de que hoje eu consigo ser amada, ser desejada justamente por ser quem eu sou", completou.
A saúde é uma prioridade para Preta Gil, que trocou métodos de emagrecimento "loucos" por uma relação de amor com o próprio corpo. "A minha saúde está ótima e, a cada dia que passa, estou evoluindo no sentido de consciência do que eu preciso ter pra envelhecer com saúde", explicou a cantora.
A esposa de Rodrigo Godoy ainda aproveitou para rebater comentários que associam magreza à vida saudável, exaltando seu corpo real: "Minha forma física, meu braço, minhas celulites, minhas estrias... eu amo", declarou Preta. "Sou apaixonada por elas e amo exibi-las porque foi um reencontro comigo mesma olhar pra elas com amor", completou. "Estava cansada de me auto-odiar."
(Por Bruna Vilar)