O prêmio Men of the Year, da revista "GQ", foi realizado na quinta-feira (30) em São Paulo. Projetado por Rodrigo Ohtake, o evento premiou os homens e mulheres que ganharam destaque no último ano. A grande emoção da noite ficou por conta de Lázaro Ramos. O apresentador do "Lazinho Com Você" venceu na categoria de literatura com o seu livro "Na Pele" e recebeu uma homenagem da família. No palco, o ator não segurou a emoção e chorou ao receber o troféu das mãos de seu pai, Ivan e de sua tia-avó e mãe de criação, Dindinha.
"Fiquei muito feliz porque meu livro provocou uma coisa muito importante neste tempo que estamos vivendo. Tempos em que se falar de racismo gera muito problema. É muito difícil celebrar a nossa identidade, falar da nossa família e das pessoas que construíram nossa tragédia", discursou o marido de Taís Araújo, que ficou emocionada ao se despedir do "Saia Justa" no começo da semana. Lázaro ainda destacou que o livro deu a oportunidade de falar sobre a história de Dindinha, atualmente com 93 anos e na luta contra um câncer: "Esta mulher criou 19 crianças na casa dela. Nunca teve filho de sangue, mas de coração. Tenho muito orgulho de ser filho dela. O meu livro conta essa luta por sobrevivência mas, acima de tudo, a luta pelo direito ao afeto. O livro é sobre afeto, não sobre racismo".
Thiaguinho venceu na categoria estilo. O cantor, que sempre desfila com peças grifadas, discursou sobre consciência social e racismo no palco da premiação: "Não estou recebendo este prêmio sozinho, mas representando muitos jovens negros e dando notoriedade a gente que merece respeito em nosso país".
Eleita a Mulher do Ano, Anitta investiu em macacão com transparência e decote para receber o prêmio. No palco, a cantora discursou em prol da igualdade de gênero e voltou a citar que sofre preconceito no meio musical: "As pessoas não enxergam minha luta e o preconceito que sofro por ser pobre, favelada, rebolar, usar roupa curta e cantar música que pessoas muito intelectuais não conseguem cantar". "As pessoas precisam entender que usar roupa curta, rebolar, beijar quantas pessoas quiser não determina inteligência capacidade e talento. Minha luta é para mulheres não terem medo de se assumir como elas são", finalizou.
A noite foi proveitosa para Renato Góes! No prêmio, o ator venceu a categoria de Revelação do Ano. Ao chegar o evento, o ator assumiu o namoro com Thaila Ayala, mas preferiu ser reservado sobre o assunto: "A gente não vai falar muito sobre isso. A gente nem combinou direito antes de vir para cá", disse. "O tempo? Não importa o tempo, importa que a gente está junto. Estamos felizes", completou.
Moda Nacional - Nelson Alvarenga
Gastronomia - Jefferson Rueda
Design - Zanini de Zanine
Empreendedorismo - Roberto Martini
Estilo - Thiaguinho
Sustentabilidade - Pedro Paulo Diniz
Televisão - Pedro Bial
Cinema - Vladimir Brichta
Liderança - José Gallo
Esporte - Tite
Música - Emicida, Fióti e Rael
Revelação - Renato Góes
Literatura - Lázaro Ramos
Mulher do Ano - Anitta
(Por Tatiana Mariano)