Daniel Alves está preso desde o dia 20 de janeiro, quando foi chamado para depor no caso onde é acusado de ter estuprado uma jovem em uma boate na Espanha. Após as investigações terem sido encerradas no país, o jogador deve ser julgado neste mês de outubro.
Em sua defesa, Daniel Alves já mudou seu depoimento quatro vezes. Além disso, seus advogados tiveram três pedidos de liberdade negados. Caso seja acusado, o brasileiro pode pegar de oito a dez anos de prisão. Segundo a Justiça da Catalunha confirmou ao ge, a conclusão após as investigações é de que há indícios de que o jogador cometeu a agressão sexual à jovem. Logo, as probabilidades de Daniel Alves ser condenado são altas.
No dia 30 de dezembro, Daniel Alves teria estuprado uma jovem de 23 anos no banheiro de uma boate na Espanha. Tudo começou após o jogador ter chamado o grupo de amigas da jovem para a área VIP do local. De acordo com a imprensa internacional, a jovem contou que Daniel e ela dançaram juntos, porém o jogador levou, insistentemente, a mão dela ao pênis dele. A vítima relatou que retirou sua mão assustada em todas as ocasiões.
Em seguida, ele teria pedido para ela o seguir até uma porta. Foi quando ela se deu conta de que era o banheiro. A vítima tentou sair, mas foi impedida por Daniel Alves. Neste momento, ela foi estuprada pelo jogador.
Após sair do banheiro, a jovem contou o que aconteceu a uma amiga e ao segurança da boate. A partir daí, ela começou o protocolo de segurança à vítima de estupro, fazendo exames e denunciando à polícia.
Ao longo da acusação, Daniel Alves já mudou seu depoimento algumas vezes. Inicialmente, o jogador negou que teria ficado com a jovem. Ao longo dos meses, o atleta disse que ficou sim, mas com consentimento. Em uma de suas últimas falas à Justiça, Daniel Alves chegou a dizer que a menina estava gostando de ter relações sexuais com ele no banheiro da boate.
Sobre ter mentido inicialmente, Daniel Alves disse que fez para preservar seu casamento com Joana Sanz. A modelo entrou com um pedido de divórcio em março deste ano, mas voltou atrás e manteve o casamento com o jogador.