Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, foi detonado em áudio atribuído ao repórter Eric Faria em conversa de WhatsApp com a equipe da Globo. O jornalista e eventual apresentador do "Globo Esporte" teria chamado o argentino de "idiota" após a derrota do rubro-negro, no Maracanã, para o São Paulo pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2023. Essa é mais uma polêmica que envolve o Flamengo no ano: já teve Pedro levando soco de membro da equipe técnica, e Gerson repetindo a atitude em Varela.
Com o triunfo, o tricolor precisa de um empate para levantar o único título que lhe resta, no domingo (24) no Morumbi. Já o time do Rio necessita de uma vitória magra para levar a disputa da taça aos pênaltis. Ou de dois gols de diferença para dispensar as penalidades e erguer um título em 2023 após perder as taças da Supercopa, Recopa e Estadual - o time foi eliminado na Libertadores e Mundial, e sequer tem chance no Brasileiro.
Responsável pela cobertura rubro-negra na Globo, Eric teria feito o desabafo ao conversar com Luís Roberto, narrador do jogo, e Ricardinho, um dos comentaristas da partida. "Ele tem problema de ver o jogo, de entender o que ele tem na mão. É inacreditável isso, cara", diz o áudio.
"Isso aí é problema cognitivo dele, só pode ser. Ele podia fazer a mesma escalação que jogou contra o Botafogo há 15 dias (vitória rubro-negra), mas ele não consegue repetir", completou se referindo ao fato de Sampaoli ter escalado times diferentes em todos os jogos que comandou na equipe.
Em seguida, os ataques prosseguem. "Deve ser algum TOC dele. Só pode ser. Não é nem superstição, porque superstição é manter o que está certo. Eu acho que é TOC. Ele não deve repetir meia, cueca, nada na vida", teria dito Eric, ainda chamando de "idiota" o "professor" do rubro-negro. Ouça abaixo!
Outra crítica mira o fato de que supostamente Sampaoli fez Ayrton Lucas, lateral esquerdo, perder rendimento nas quatro linhas. "É um corpo morto no time", disparou a voz. Após o vazamento, outros profissionais da área esportiva mostraram defesa a Eric. "Uma enorme sacanagem. O que é público é público. Conversa interna é para ser respeitada", apontou Eugênio Leal.
"Todo mundo tem time de coração e direito de extravasar no privado. Covardia com o repórter", reforçou André Rocha, negando ser amigo do global. Tiago Brandão também se pronunciou: "Não fez nada de errado. Nada. Em off, não tem obrigação de nada. Estava conversando com os amigos de transmissão sobre o jogo. O errado ali é quem gravou e divulgou. Alguém, inclusive, muito mal intencionado".
A atribuição do áudio a Eric Faria em uma conversa privada guarda as devidas proporções ao que ocorreu com Silvana Taques, mãe de Larissa Manoela. Recentemente, a atriz expõs uma possível conversa com a mãe no qual a genitora ataca a religião de André Luiz Frambach, noivo dela (Larissa).