A maquiagem pode deixar a aparência irreconhecível, mas precisa do auxílio dos pincéis para conseguir ser feita com tanta precisão. Com características desiguais e com a diversidade encontrada, é possível se confundir na hora de escolher qual é o ideal para aplicar o produto, principalmente na maquiagem feita para valorizar o olhar. Diferentemente dos objetos utilizados para preparar a pele, os materiais para aplicar a sombra nas pálpebras dos olhos não só atingem efeitos distintos como não possuem as mesmas funções. Para saber qual deve ser usado para cada circunstância, o Purepeople preparou um guia de pincéis para sombra.
Esse pincel é perfeito para corrigir situações em que as sombras coloridas ou muito escuras acabam ficando muito marcadas, suavizando os tons. Para conseguir atingir o clássico efeito dos olhos esfumados, procure um objeto que seja composto com cerdas mais longas, flexíveis e molinhas, priorizando os que possuem mais pelos. O tamanho do pincel vai variar sempre acompanhando o tamanho dos olhos.
Para definir a linha do côncavo de forma natural, utilize um pincel com as cerdas mais macias e com um acabamento mais arrendondado. Esse estilo vai possibilitar alcançar mais profundidade no olhar, ajudando a disfarçar olhos inchados.
Com um aspecto mais achatado e cerdas mais curtas, esse tipo de pincel vai colaborar para trazer mais uniformidade para a maquiagem, além de facilitar a precisão na hora de aplicar o cosmético. Além disso, as cerdas cortadas em um formato mais arredondado proporciona um alcance mais prático de toda a pálpebra.
Muito parecido com o chanfrado, o angular também tem o topo das cerdas na diagonal, mas traz o aspecto arredondado ao invés de ser cortado reto. Esse pincel é ideal para esfumar a sombra rente aos cílios inferiores e superiores, mas também pode ser utilizado para marcar o côncavo por ter a espessura mais fina.
Da mesma forma que o angular, o pincel lápis funciona melhor para esfumar a sombra rente aos cílios superiores e inferiores, além de também ser usado para marcar o côncavo. Com cerdas finas, o objeto aposta na densidade como sua principal característica.
(Por Fernanda Casagrande)