É adepta do delineador, mas não consegue fazer um traço que valorize o seu olhar? Assim como é essencial conhecer o formato do seu rosto antes de cortar a franja e a forma correta de passar maquiagem, é ideal entender quais são as características do olho para conseguir atingir a linha perfeita. Em entrevista para o Purepeople, a maquiadora Daniella Vaz, do Jacques Janine Fashion Mall, esclarece qual a melhor maneira de aplicar o produto que foi usado nos bastidores de Hollywood, buscando enaltecer algumas particularidades e disfarçar outras.
Quem tem o formato dos olhos mais redondo, ou seja, com uma grande abertura ocular e contornos arredondados, precisa se atentar as pontinhas estilo gatinho, porque esse tipo de make não favorece. Pensando no melhor delineado para o olho, a especialista revela: "Neste caso, o melhor traço é delinear todo o contorno, em cima e embaixo, e desenhar um fino tracinho reto para fora do olho. Desta forma, fica bem destacado." Por ter que passar o produto em todo o seu perímetro, não é recomendado aderir a nova tendência para os olhos, que se baseia em colocar um pontinho abaixo da linha d'água.
Já quem tem o formato amendoado, se deu bem! Com os cantos externos levemente elevados e lembrando uma amêndoa como o próprio nome já diz, esse é considerado o melhor tipo de olho para se maquiar. "Comece com uma linha fininha no canto interno", indica a profissional ao acrescentar: "E engrosse na metade para o final do olho."
Com as pálpebras móveis escondidas pelas pálpebras superiores quando o olho está aberto, o formato encapsulado é valorizado através da mesma prática que o asiático, que não possuí côncavo ao ter as pálpebras planas e com uma elevação natural nos cantos externos, apesar de serem diferentes. "É a mesma técnica que o dos olhos asiáticos", explica Daniella ao detalhar o método: "Deixe para aplicar o delineador só na parte superior do olho. Use o lápis bege na linha d'água inferior e muita máscara para cílios em cima, para abrir bem o olhar."
Com as pálpebras caídas ou grandes demais, quem tem essa característica, normalmente, tem a pele superior aos olhos flácida. Para conseguir chegar a um resultado satisfatório que esconde essa particularidades é fácil. "Com um traço bem rente aos cílios, suba um pouco o pincel quando acabar a pálpebra", orienta a especialista ao exemplificar: "O delineador gatinho é ideal para este tipo de olho."
Se você tem a pálpebra grande demais mesmo com o olho aberto, não se preocupe! Daniella conta que existe sim um modo de conseguir diminuí-la! "O traço pode ser grosso, mas precisa estar bem rente a linha dos cílios", revela a profissional ao dar dica: "Evite traços muito além da linha dos cílios, pois irão evidenciar ainda mais os olhos."
A característica principal de quem tem esse estilo é a profundidade que o olho se encontra. Com os olhos parecendo estar para dentro do rosto, toda a região dos olhos ganha essa aparência, principalmente se o osso da testa foi elevado. Para não ter que lidar com essa particularidade, a maquiadora ensina: "O truque é não usar traços muito grossos e também não se alongar muito na parte que fica para fora da pálpebra. Deve começar o mais fino no canto interno e engrossar pouquinho no externo."
Saltados, os olhos salientes ganham destaque na produção ao sobressair no plano ocular e muitas vezes é acompanhado de pequenas bolsas na parte inferior. Na hora de passar o delineador, é essencial prestar bastante atenção para não colocar essa característica em evidência. "O ideal é fugir de traços grossos e escolher sombras mais claras, que não aumentam os olhos", sugere a especialista.
Para quem se incomoda por ter olhos muito juntos ou muito separados, Daniella traz as soluções. "Aposte em um traçado não muito alongado, apenas dando um charme", ensina a maquiadora para minimizar os espaço entre os olhos ao justificar: "O delineador gatinho alonga o olhar, portanto, neste caso, esqueça o gatinho." Já para quem tem pouco espaço entre os olhos, a especialista orienta: "Neste caso, deve-se usar o delineador apenas da metade da pálpebra até o canto externo."
(Por Fernanda Casagrande)