Nessa Semana de Alta-Costura outono/inverno 2019, que terminou no último dia 4, não são só os vestidos que ganham toques multicoloridos nas passarelas. A beleza proposta por algumas das grifes também tem pinceladas de cor e estilos diferentes complementando o visual mais alegre que deu tom aos desfiles. Tons de rosa, azul e verde foram vistos em passarelas como as da Armani Privé e a de Valentino, que exibiram delineados diferentões que estão na moda. Mas aquela "make nada", que faz as modelos parecerem ter saído de "cara limpa" também permanece em alta.
Contrastando com a onda "no make-up", constantemente vista nas passarelas nacionais e internacionais, visuais mais pesados foram vistos na beleza de alguns desfiles da Semana de Alta-Costura. A Chanel, que teve Penelope Cruz na plateia, por exemplo, apostou numa make metalizada com um esfumado "puxadinho", em estilo anos 80. A marca apostou numa make com tons cinzentos e delineado esverdeado para conseguir um visual "olho de gata" moderno. Na mesma onda, a Ralph & Russo escolheu um esfumado "gata" com tons de roxo. A grife, que apostou no "mais é mais", como mostrou através de vestidos coloridos, misturou os olhos poderosos ao batom vermelho com gloss, trazendo de volta os anos 80 na maquiagem.
O olho bem puxado também foi a escolha da Valentino, que ousou nas cores de sombra metalizada aplicada de maneira uniforme (e com a mão bem pesada!) sobre toda a pálpebra, fazendo um efeito gráfico. Tons de verde e azul fazem um efeito "gatinho" moderno, como se olhos tivessem recebido uma demão de tinta. Um efeito parecido é a proposta de Jean-Paul Gaultier, que trocou a sombra colorida por um delineado preto e bem grosso. Já a Armani Privé investiu num tom de rosa, cor que tem estado em alta entre as tendências de beleza. A marca, no entanto, criou um delicado traço gráfico na parte de dentro da pálpebra, na altura do côncavo, para trazer modernidade à beleza delicada.
Com investimento na pele perfeita, marcas como a Schiaparelli e Giambattista Valli apostaram na já disseminada tendência do "make nada". As marcas abandonaram as máscaras de cílios, sombras e blush, deixando apenas a pele iluminada brilhar, conferindo um ar de saúde e juventude. Funciona muito bem para as jovens!
(Por Deborah Couto)