De dia, de noite, para festas, almoços, passeios no shopping... Os olhares esfumados nunca saem da moda e podem ser usados em qualquer circunstância, independente de quem for aderir a tendência. Clássico e democrático, eles estão presentes nos tapetes vermelhos mais badalados e não poderia ser diferente no do Festival de Cannes, onde apareceu no olhar de Kristen Stewart e outras famosas. Para a maquiadora Robs Menezes, o segredo da make diurna está na tonalidade de sombra aplicada nas pálpebras e, em entrevista para o Purepeople, ela afirma: "Não é aconselhado carregar no resto da maquiagem, deixando o olho como principal."
Para usar a maquiagem durante o dia, é importante não pesar muito na mão ao colocar o produto e escolher tons puxados para os terrosos. "O olho esfumado é mais marcado que os outros, então para usar de dia é mais pesado. A melhor forma de fazer é dar preferência para uma sombra marrom e opaca, ao invés da preta, deixando a make mais leve", esclarece a especialista ao dar uma dica de como usar o mesmo olho esfumado para compromissos noturnos: "Durante a noite, pode usar o esfumado com preto, combinando com o marrom ou então usando brilho. Além disso, a make deve ser mais pesada, então uma opção é usar com um batom mais forte."
Os tons coloridos, que fazem parte da tendência do delineador, não são usados com muita frequência para os olhos esfumados. Apesar de não existir uma regra que condene o uso dessas cores, grande parte das makes são feitas com tons escuros e neutros, mas é preciso tomar cuidado ao escolher o preto e o marrom: "A chance de dar problema é enorme ainda mais em um olho esfumado." Tudo na maquiagem tem a sua ordem e função e, para conseguir alcançar o resultado perfeito, o pincel precisa ser o ideal. "É importante usar um pincel que seja flexível, bem molinho e com bastante cerda. O tamanho varia de acordo com o formato do olho, então, se o olho for pequeno, usa um menor e, se o olho for grande, pode usar um maior", ensina Robs ao enfatizar: "O esfumado precisa ser feito com um pincel limpo, então nada de usar o que aplicou a sombra!"
Para fazer a maquiagem usada pela atriz americana, que esteve no jantar Chanel & Vanity Fair's, existem dois segredos que auxiliam durante o processo. "O primeiro é não colocar muita sombra, ir colocando ela aos poucos, porque, se colocar muita sombra, pode borrar ou então nem conseguir dar o efeito esfumado por ter muito produto, já que normalmente a gente trabalha com olhos escuros. O segundo ponto importante e fundamental é que o olho precisa ser muito esfumado, então, quando achar que já está bom, pode esfumar mais ainda", explica uma das 30 finalistas do concurso Face Awards Brasil ao justificar: "Quanto mais esfuma, mais o efeito fica natural. Ele acaba sendo um degradê, onde a raiz dos cílios fica mais escura e vai saindo do olho conforme o formato desejado. Ele vai ficando mais claro quando vai subindo na pálpebra." Além da quantidade, é importante saber onde exatamente aplicar a sombra. "Concentre mais produto na parte inferior da pálpebra, ir esfumando e levando o que está em baixo para cima. Não aplicar a sombra direto na parte superior, porque, se ficar com uma concentração muito grande ali, não vai atingir o efeito esfumado", revela a maquiadora ao acrescentar: "Começa esfumando as bordas em movimentos de dentro pra fora. Coloca o pincel aonde está a sombra e arrasta para fora e, assim, vai esfumando."
(Por Fernanda Casagrande)