O cantor Vander Lee, de 50 anos, morreu às 08h desta sexta-feira (05) no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na quinta-feira (04), o artista passou mal durante uma aula de hidroginástica e foi hospitalizado. De acordo com o boletim médico, ele sofreu uma arritmia ventricular seguido de parada cardíaca, passando por sucessivas tentativas de reanimação, após ser submetido a uma cirurgia para a correção do quadro de dissecção aguda de aorta com ruptura da coronária direita válvula aórtica e aorta ascendente. No CTI pós-operatório que surgiram as complicações e ele não resistiu.
Vander Lee foi responsável por sucessos gravados por Gal Costa, Alcione, Maria Bethânia, entre outros nomes. Mineiro, separado e pai de três filhos, a perda do também compositor, menos de um mês depois da morte do cineasta Hector Babenco, foi um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta manhã. Padre Fábio de Melo e outros famosos lamentaram o ocorrido nas redes sociais.
O religioso, acusado de machismo na web, postou uma homenagem a Vander no Twitter. "Que tristeza, minha gente! O Brasil perdeu um grande artista. Eu perdi um amigo especial", escreveu. Rogério Flausino escreveu: "Gostaria de prestar aqui singela homenagem a grande persona e grande artista, cantor e compositor mineiro, o querido Vander Lee, que nos deixou hoje precocemente. Esteja bem meu caro. Um abraço forte aos amigos e familiares".
César Menotti lamentou a morte do cantor e compositor no Instagram. "O poeta se cala, mas sua poesia continuará falando, para sempre. luto", legendou. O ator Michel Melamed também lamentou: "Vander Lee, o abraço de amor, amigo".
Leoni foi outro artista a usar as redes sociais para prestar uma última homenagem a Vander Lee, autor de canções como "Românticos" e "Esperando Aviões". "O grande compositor e cantor Vander Lee morreu ontem. Era novo (50 anos) e ainda daria ao mundo muitas canções...", escreveu o cantor e compositor.
Carlinhos Brown usou o Twitter para comentar a perda do artista: "Com pesar recebi a notícia do falecimento de Vander Lee, um querido por todos nós na Bahia. Deus te dê o Reino da Glória. Realmente é prematuro perder um talento assim, mas isso está no designo de Deus. Saúdo a família e desejo que sua alma tenha a mesma luz que ele empregou ao cantar para todos nós e nos emocionar".
Em sua carreira, Vander Lee tem nove CDs e dois DVDs gravados. Foi criado na periferia de Belo Horizonte, no bairro de Olho D'Água e trabalhou como office-boy, gandula e goleiro no time de futebol Atlético Mineiro antes de entrar na carreira artística.
Hector Babenco e Guilheram Karam morreram em julho
Aos 70 anos, Hector Babenco, casado com Bárbara Paz, que não escondeu a dor pela perda do marido em seu velório, morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória em 14 de julho. Uma semana depois, a atriz voltou a trabalhar em meio a notícias de que as filhas do cineasta não querem dividir a herança do pai com ela.
No mês de julho, outro artista que nos deixou foi Guilherme Karan, de 58 anos, vítima da Síndrome de Machado Joseph.
(Por Regiane Jesus)