Os fãs do "Big Brother Brasil" acordaram hoje com uma notícia bombástica sobre o programa: um novo sistema de votação para eliminar um dos participantes, separando os votos por região. A explicação será dada pelo apresentador Pedro Bial, no programa desta terça-feira (16), durante o Paredão disputado por Daniel e Ronan. No entanto, a maioria do público do "BBB" na internet ficou revoltado com a mudança e sem entender muito bem.
"Votação regional no BBB? Que palhaçada é essa! Eu votando feito louca, mas se não for a maioria da minha região de nada adianta", escreveu um usuário do Twitter. "Parece que o novo formato de votação do BBB é igual a votação pra presidente dos EUA", comparou um internauta. "Qual a intenção de mudar o sistema de votação do BBB do nada? De uma hora pra outra? No meio de uma edição... Muito estranho, hein, Rede Globo!", desconfiou outro.
Veja outras mensagens que mostram a revolta dos internautas!
Entenda o novo sistema de votação do 'BBB'
O paredão desta terça-feira (16) e que tem a torcida de Munik para que o eliminado seja Daniel, ainda é no sistema antigo de votação. A partir da próxima semana, com o novo esquema, vai funcionar da seguinte forma: os votos enviados pela internet serão divididos pelas regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e cada uma valerá 1 ponto, totalizando 5 pontos. Os votos via telefone e SMS contarão como 1 ponto - não será dividido por regiões - e será decisivo em caso de empate, pois terá peso dois, mas somente em caso de empatar a votação.
Isto é, se um participante for o mais votado para sair em três regiões somará 3 pontos, consequentemente, o outro ficará com 2 pontos. Se os votos da maioria dos telefonemas e SMS forem para o participante que teve apenas 2 votos da internet, será acrescentado mais 1 e empata (3x3). Como o critério de desempate será esse voto de SMS e ligação, no final o participante A teria 3 pontos (das três regiões da internet) e o participante B ficaria com 4 pontos (2 da internet mais 1 dos SMS/ligações e mais 1 do critério de desempate). Então, o participante B seria eliminado.
Segundo a TV Globo, a mudança vai garantir a "representatividade de cada região e maior legitimidade ao resultado". Porém, nos bastidores, a justificativa é que a emissora quer corrigir a discrepância nos votos pela Internet.
(Por Victor Tavares)