Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga) vão se tornar amantes depois de se entregarem novamente à paixão, nos próximos capítulos da novela "Velho Chico", e seu caso será descoberto por Olívia (Giullia Buscacio). Depois de revelar ele mesmo à filha que namorou a filha do coronel na juventude, o líder da cooperativa será visto pela jovem discutindo com a mãe de Miguel (Gabriel Leone). Ao se dar conta do teor da briga e descobrir a traição, a moça comenta em voz alta, chocada: "Não pode ser".
De acordo com o colunista de TV Danie Castro, tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de 25 de junho, mas antes disso Santo conta para Olívia o motivo de tê-la proibido de se aproximar do neto do Saruê (Antonio Fagundes) e da raiva de Luzia (Lucy Alves) por Tereza. "Fui me enroscar com a filha do coronel lá atrás, por causa disso que teu avô morreu. Eu tive um caso com Maria Tereza, filha, mas isso foi há muito tempo. Muito antes de eu ter qualquer coisa com sua mãe", conta.
Olívia pergunta se foi por isso que o pai não expulsou Miguel quando ela o levou em sua casa, e Santo desabafa: "Teu tio e tua mãe culpam o mundo pela morte de teu avô Belmiro (Chico Diaz). Enquanto eu sei, lá no fundo, que essa culpa é minha, não é de ninguém", desabafará o agricultor. O agricultor avisa também a filha de que só tem um castigo maior do que odiar um de Sá Ribeiro: se apaixonar por um deles. Mais tarde, a garota revela o segredo para o filho de Tereza, e os dois - sem saber que são meio-irmãos - chegam a brincar que poderiam ser filhos do mesmo pai, se os dois tivessem ficado juntos e se casado.
Olívia descobre que o romance entre Santo e Tereza não acabou
Numa grande festa junina que vai acontecer em Grotas para comemorar o dia de São João, Olívia ouve um barulho na cooperativa quando passa sozinha perto do local. Em seguida, ela se esconde ao ver Tereza saindo do escritório e seu pai atrás, pedindo: "Me espera! Tereza, tô falando com você, espera". O casal estará no meio de uma briga por causa de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). "Já esperei por você, Santo, e esperei foi tempo demais", esbraveja de volta a exportadora.
Santo insiste: "Por favor, não vá embora, não assim! Não é justo com a gente! Num é justo com o que a gente sente. O que a gente acabou de falá num são as nossas verdades", mas Tereza rebate: "Carlos tem razão: você tem uma imagem para zelar. Uma imagem que eu não tenho o direito de manchar", e ele ainda argumenta: "A imagem que tenho é uma só e é a que você tá vendo aqui, na sua frente. Diferente de certas pessoa que você tanto preza".
Sem falar abertamente, a filha do coronel defende o marido por ele ter assumido seu filho: "Eu tenho minhas razões para ter o respeito que tenho por Carlos, e não são poucas, tenha certeza disso! Não são poucas e nem menores do que as que você tem para sentir raiva dele". Ela vai embora e, a certa distância, Olívia constata: "Então, não era só um caso antigo".
(Por Samyta Nunes)