Santo (Domingos Montagner) e Miguel (Gabriel Leone) nunca se viram e nem desconfiam que são pai e filho na novela "Velho Chico". Mas nos próximos capítulos da trama das nove, Olívia (Giullia Buscacio) vai levar o agrônomo à sua casa para apresentá-lo ao pai. Luzia (Lucy Alves), que interceptou as cartas em que Tereza (Camila Pitanga) contava sobre sua gravidez ao ex-namorado e sabe do segredo, se desespera com o encontro iminente. Bento (Irandhir Santos) chega a pegar uma arma para expulsar o neto do coronel, mas Santo o impede e vai recebê-lo disposto a brigar. Porém, sua expressão abranda ao ver o rosto de Miguel.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, o encontro acontece na última cena do capítulo previsto para ir ao ar em 18 de junho. A essa altura Santo já terá proibido Olívia de se aproximar de Miguel, desconfiado de um possível envolvimento entre os dois. Mesmo sem saber que são filhos do mesmo pai, eles ficam encantados um pelo outro e só não se beijam porque Bento impede.
Como pretende convencer Santo a aceitar um projeto de Miguel na cooperativa, a jovem o leva até sua casa, mas quando o vê conversando com Bento tenta desistir da empreitada. Porém, Piedade (Zezita Matos) - que já conheceu o jovem e simpatizou com ele - confunde o neto de Afrânio (Antonio Fagundes) com seu filho quando o vê na porta da casa e só percebe o engano quando chega perto. Ela diz que será melhor voltar outro dia, mas enquanto isso a confusão começa dentro de casa.
Santo sente uma familiaridade com Miguel
Em um de seus ataques de fúria, Bento começa a procura munição para o seu revólver, e recrimina a sobrinha: "Eu disse pra você não se achegar nessa gente, Olívia, e você me traz um deles pra dentro de casa?". Santo então intervém: "A gente não é igual eles. Ele veio falar comigo. Eu vou falar com ele".
Nesse momento, Luzia percebe o que está acontecendo e se desespera. "Você não vai receber um Saruê nessa casa, Santo! Mas não vai mesmo! Ainda mais filho daquela uma", reclama. E ao ouvir o marido dizer que ele é quem manda, ela o provoca: "Então seja macho de mandá esse moleque pra longe daqui! Se não por você, pela memória de teu pai e do capitão".
Apesar dos apelos de Luzia para que o cunhado impeça Santo de falar com o jovem Saruê, Bento resolve ir embora e sai pela porta dos fundos. O líder da cooperativa então vai até a varanda e diz, ao ver Miguel, ainda de longe. "Posso sabê o que você veio fazê em minha casa?". Piedade intercede pelo neto (mesmo sem saber que é sua avó): "Ele é moço bom, Santo. Não é como aquela gente". O filho de Tereza estende a mão e a expressão de Santo se abrando ao ver seu rosto. "O semblante duro de Santo desvanece à medida que sente uma familiaridade estranha no rosto de Miguel", indica o roteiro.
(Por Samyta Nunes)