Um encontro de Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) na igreja vai quase terminar em tragédia, no capítulo desta sexta-feira (10), da novela "Velho Chico". Cícero (Marcos Palmeira) fica furioso ao ver a filha do patrão conversando com o pai de Miguel (Gabriel Leone) e ataca o rival. Os dois trocam socos e agressões, até que o jagunço puxa uma arma para matar o líder da cooperativa. Porém, Martim (Lee Taylor) aparece e impede o assassinato, ameaçando o capataz com uma faca no pescoço.
Desde que viu Tereza e Santo e Santo juntos no rio, há quase 30 anos, Cícero passou a odiar o primogênito da família Dos Anjos. Tentou matar Santo uma vez, mas acabou acertando Belmiro (Chico Diaz), que morreu no lugar do filho. Agora, após o retorno de sua amada "Terê", o jagunço se encheu de esperanças de ter sua chance, mas fica cego de ódio ao vê-la com o ex-namorado na igreja. Sem pensar, o filho de Doninha (Suely Bispo) interrompe os dois e exige que a exportadora vá para casa, mas ela se recusa a obedecê-lo e ainda o lembra de que é apenas um funcionário da fazenda.
Paciente, Cícero espera do lado de fora da igreja e fica esperando Santo sair para ter seu acerto de contas. O mau-caráter então parte para cima do agricultor e os dois se atracam numa luta corporal. Mas quando ele pega o revólver para acabar com a vida do adversário, Martim aparece de surpresa, segura a mão dele e ordena: "Para, Cícero, agora!".
Cícero jura que vai se vingar de Santo
Descontrolado, o capataz ignora as ordens do filho do patrão e chega a empurrá-lo, mas Martim o ameaça com um facão colado no pescoço: "Não tente mais um movimento, Cícero, ou eu lhe mato! Eu juro que lhe mato". Sem outra escolha, Cícero então larga Santo, mas avisa "Essa nossa história se acaba aqui, não. Vai chegá o dia em que ocê e eu vâmo se resolvê sem ninguém entre nóis".
Só que nos próximos capítulos Santo e Tereza vão acabar se entregando de vez à paixão ao se encontrarem no meio da caatinga. Depois disso, os dois se tornam amantes e vão transar até dentro da cooperativa, durante uma festa de São João.
(Por Samyta Nunes)