O início da nova fase da novela "Velho Chico" será marcado pela festa de aniversário de 100 anos da matriarca dos Sá Ribeiro, no capítulo de segunda-feira (11). Afrânio (Antonio Fagundes), anuncia: "Dona Encarnação (Selma Egrei) mandou avisar que hoje o dia é de festa". Tereza (Camila Pitanga) terá voltado com o marido para a fazenda e se diverte dançando com os empregados em vez de ir para a festa da avó. Ao vê-la, o coronel desaprova o comportamento da filha e cobra uma atitude de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado).
Os convidados da celebração vão chegando, atentos e curiosos, e perguntam dos filhos do Coronel Saruê: "E Maria Tereza, onde é que ela tá? Martim (Lee Taylor)?! Cadê ele que não vi?". Já Carlos Eduardo fica ao lado do sogro, como se fosse um legítimo Sá Ribeiro. "O amigo não conhece meu genro? Carlos Eduardo, deputado federal, cabra bom, de competência! Não demora muito ele ainda chega a Senador", Afrânio diz, orgulhoso do marido que arranjou para a filha.
A mãe de Miguel (Gabriel Leone), por outro lado, passeia pela fazenda em busca de suas lembranças, e não resiste quando encontra os empregados comemorando com música e dança. Ela se junta a eles, o que deixa seu pai contrariado. Machista e conservador, o coronel tenta tirá-la da roda de dança e exige que Carlos Eduardo coloque limites em na mulher. Já Cícero (Marcos Palmeira ), que esperava a volta de seu grande amor, gosta de vê-la dançando tão animada.
Tereza vê Santo
Depois de 28 anos, Maria Tereza se arrepende de não ter contado ao filho que seu pai biológico é Santo (Domingos Montagner) e não Carlos Eduardo. Ela volta para a fazenda com o marido, mas seu casamento é de fachada, pois nunca esqueceu seu primeiro amor. O mesmo acontece com o pai de seu filho, que nem sabe que é pai de Miguel. Mesmo casado com Luzia (Lucy Alves), com quem teve duas filha, ele não consegue tirar a herdeira dos Sá Ribeiro da cabeça.
Nos capítulos seguintes, em uma de suas andanças pela fazenda, Tereza avista Santo a certa distância, mas Carlos Eduardo aparece a surpreende. Será que ainda há esperança para esses dois se entregarem ao amor que foram impedidos de viver no passado?
(Por Samyta Nunes)