Na novela "Travessia", o medo em relação ao futuro com Oto (Romulo Estrela) e a perda da guarda do filho, Tonho (Vicente Alvite), vão abalar Brisa (Lucy Alves). Prestes a ficar grávida pela segunda vez, a mocinha será surpreendida ao fazer um apelo emocionado em igreja. Um homem desconhecido irá lhe abordar e dirá que alguns parentes estão bem mais próximos dela do que possa imaginar.
A partir daí, Brisa passa a agir como Chiara (Jade Picon). Se a mimada filha de Débora (Grazi Massafera) quer saber de sua mãe, colocando em risco o maior segredo de Guerra (Humberto Martins), a maranhense passa a fazer de tudo para ter mais informações do seu passado. Não demora para a lavadeira descobrir de que forma veio ao mundo na novela das nove de Gloria Perez durante conversa com Creusa (Luci Pereira), sua madrinha, e Tininha (Camila Rocha).
Para piorar sua situação, Moretti (Rodrigo Lombardi) passa a agir de maneira contundente para evitar que Oto arrume outro emprego depois dos dois colocarem um fim na parceria. Tudo isso faz Brisa "entrar em parafuso" e buscar ajuda em uma igreja, onde mostra toda sua aflição, antecipa a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo".
Em voz alta, a maranhense mostra seu desespero: "Me ajude, minha mãe. Eu tô com medo. Medo de perder o Tonho, medo de perder o Oto, que, se não arranjar nada por aqui, termina é indo para Portugal de volta. Eu não posso ir com ele porque não posso largar Tonho aqui. Tô muito sozinha. Eu sempre fui sozinha demais".
É aí que uma pessoa surgirá sem mostrar seu rosto para o público da novela das nove escutando o fim do desabafo da lavadeira. "Eu fui sozinha a vida toda, senhor. Nunca conheci nem pai nem mãe, nem parente. Não tenho ninguém do meu sangue", reflete a namorada de Oto, com quem terá tido uma rápida separação.
E Brisa recebe então o aviso do desconhecido. "Tem, sim. E está muito mais perto de você do que você imagina! Muito mais perto", dispara o homem misterioso que sequer será visto pela maranhense, pega de surpresa com o resultado inesperado de um DNA do filho, Tonho.