Irene (Gloria Pires) guarda um grande segredo do marido, Antônio (Tony Ramos), na novela "Terra e Paixão" . E quando a atual trama das nove estiver perto do fim, uma grande reviravolta vai atingir a família La Selva. Mãe de Petra (Debora Ozório), a vilã vai trair a própria filha, que acaba ganhando ainda um castigo do fazendeiro em uma nova rusga em família, destroçada pela morte de um importante personagem.
Antes, se você não acompanha ainda a novela de Walcyr Carrasco vamos te situar. Proprietário mais rico e poderoso de uma região fictícia do Mato Grosso do Sul, Antônio quer a qualquer custo ficar com as terras de Aline (Bárbara Reis), mocinha da história e que desperta a paixão tanto em Caio (Cauã Reymond), filho mais velho de Antônio como em Daniel (Johnny Massaro), herdeiro de Irene, mãe também de Petra, uma jovem viciada em remédios controlados.
A sinopse entregue por Walcyr à Globo promete fortes emoções no horário nobre. Primeiro, Daniel tem um desfecho trágico, que muda de vez a personalidade da irmã, hoje envolvida por Luigi (Rainer Cadete). É assim que Petra se torna vilã, de acordo com o "Notícias da TV" .
Mas, claro, não termina aí. Petra consegue subir ao altar mas acaba traída pelo marido. Sim! Irene vai fugir com o vigarista, marido de sua filha. Depois disso, Antônio vai colocar para fora de casa tanto a atual mulher - a primeira, mãe de Caio, morreu no parto - como Petra e Luigi.
"Petra, finalmente, é excluída da sucessão pelo pai. Mas descobre que seu marido Luigi fugiu com Irene. É um grande choque para a deprimida Petra. Irene, porém, não se dá bem com todas as traições. Luigi rouba tudo que ela tem e parte de volta para a Itália. E, por falar nisso, nem se chama Luigi! Irene fica solitária, sem casa, sem meios, arrependida dos erros que cometeu", explica o autor na sinopse.
A previsão, se nada mudar, é que "Terra e Paixão" chegue ao fim em janeiro de 2024 para dar lugar ao remake de "Renascer", que pode ter no elenco Klara Castanho.