Walcyr Carrasco volta ao horário nobre nesta segunda-feira (8) com a novela "Terra e Paixão", que marca a estreia de Bárbara Reis como protagonista. Vingança e disputas em família no amor e nos negócios são os ingredientes principais da trama sucessora de "Travessia". Na história principal, Aline após ficar viúva passa a ser disputada pelos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro) e vê as terras deixadas pelo marido serem cobiçadas pelo pai deles, Antônio (Tony Ramos).
O vício em remédios controlados - com Petra (Debora Ozório) - a exibição de maneira sensual pela web - com a stripper Anely (Tatá Werneck) - além das relações tóxicas - através de Lucinda (Debora Falabella) - também serão abordados, bem como o albinismo. Com cenas gravadas no Mato Grosso do Sul, "Terra e Paixão" reúne Ana Castela, nova expoente da música, e Chitãozinho & Xororó no tema de abertura.
Já o elenco conta ainda com Gloria Pires, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Rainer Cadete, Jonathan Azevedo, Leona Cavalli, Claudio Gabriel e Inez Viana entre muitos outros. Aqui, você confere o resumo da primeira semana da nova trama das nove.
No meio de tantas disputas em família em Nova Primavera, Antônio culpa o filho mais velho, Caio, pela morte da primeira mulher, Agatha (Bianca Bin, em participação especial). E agora sua segunda mulher, Irene (vivida por Gloria), quer que ele nomeie Daniel a qualquer custo como seu sucessor nos negócios da família.
Além disso, a matriarca quer ver o filho se casar com Graça (papel de Agatha), a dona de uma boutique. Nisso, incentiva a garota a engravidar de Daniel. E quem observa a vida de todos os personagens desde sempre é a misteriosa Cândida (Susana Vieira).
Aline Machado (Barbara Reis): professora, mulher de Samuel (Ítalo Martins) e mãe de João (Matheus Assis), vê sua vida virar de ponta cabeça após ficar viúva em um atentado. É determinada e vai precisar aprender a lidar com a vida no campo. Despertará a paixão dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro).
Samuel Machado (Ítalo Martins): é o dono de uma pequena propriedade, marido de Aline (Barbara Reis) e que se será alvo de uma armadilha.
João Machado (Matheus Assis): o filho de Aline (Barbara Reis) e Samuel (Ítalo Martins) tem muita coragem e força.
Jussara Barroso (Tatiana Tiburcio); a mãe de Aline (Barbara Reis) quer de qualquer forma convencer a filha a vender as terras da família, pois teme que algo possa acontecer com a filha.
Jonatas Dos Santos (Paulo Lessa): o primo de Samuel (Ítalo Martins) luta pelos direitos das pessoas, e tem uma paixão por Aline (Barbara Reis), mulher do seu primo.
Gentil Dos Santos (Flávio Bauraqui): é o pai de Jonatas (Paulo Lessa) e Menah (Camilla Damião).
Menah Dos Santos (Camilla Damião): é a irmã de Jonatas (Paulo Lessa) e muito próxima a Mara (Renata Gaspar).
Antônio La Selva (Tony Ramos): o homem mais poderoso da região tem temperamento autoritário. Culpa o filho mais velho, Caio (Cauã Reymond), pela morte da mulher no parto. Agora marido de Irene (Gloria Pires) e pai também de Daniel (Johnny Massaro) e Petra (Debora Ozório), vai querer as terras de Aline (Barbara Reis) a qualquer custo.
Irene La Selva (Gloria Pires): ambiciosa, a segunda mulher de Antônio (Tony Ramos) tem péssima relação com o enteado. Guarda um mistério do seu passado.
Caio La Selva (Cauã Reymond): o filho mais velho de Antônio (Tony Ramos) apresenta sentimentos opostos, do amor e da vingança. Apaixonado por Aline (Barbara Reis), tenta auxiliar a irmã, Petra (Debora Ozório), em algumas situações.
Daniel La Selva (Johnny Massaro): o filho de Antônio (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires), gosta muito do irmão, Caio (Cauã Reymond), e tem dificuldade para ver o lado ruim das pessoas. Puxou a família no que diz respeito à ambição e também se apaixona por Aline (Barbara Reis).
Petra La Selva (Debora Ozório): a agrônoma filha de Antônio (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires) quer de qualquer forma ficar com a fortuna da família. Viciada em remédios, sem limites e vítima da influência de Luigi (Rainer Cadete)
Luigi San Marco (Rainer Cadete): um italiano golpista que se aproveita de Petra (Debora Ozório), e tem uma relação com Gladys (Leona Cavalli).
Angelina Jordão (Inez Viana): a funcionária de longo tempo de Antônio (Tony Ramos), ajudou a criar os três filhos do empresário, Caio (Cauã Reymond), Daniel (Johnny Massaro) e Petra (Debora Ozório). Só ela consegue entender os sentimentos mais íntimos de Caio.
Ademir La Selva (Charles Fricks): o irmão caçula de Antônio (Tony Ramos) não tem tantas posses com ele. Homem bom, guarda um segredo e vai ajudar Aline (Barbara Reis).
Lucinda Amorim (Débora Falabella): a gerente da Cooperativa tem uma vida dedicada ao trabalho. Mulher de Andrade (Ângelo Antônio) e mãe de Cristian (Felipe Melquiades), sofre violência do marido e não se cala. Se torna amiga de Aline (Barbara Reis).
Andrade Amorim (Ângelo Antônio): o proprietário de uma pousada, o marido de Lucinda (Débora Falabella) é viciado em bebida. Vai chantagear a cunhada Anely (Tata Werneck).
Cristian Amorim (Felipe Melquiades): diagnosticado com albinismo, o menino sofre no colégio. Ele é filho de Lucinda (Débora Falabella) e Andrade (Ângelo Antônio).
Anely Do Carmo (Tatá Werneck): é a irmã de Lucinda (Débora Falabella) que em alguns casos trabalha para Graça (Agatha Moreira). A sós, faz strip-tease pelo computador escondida do namorado, Odilon (Jonathan Azevedo).
Odilon Pires (Jonathan Azevedo): o namorado de Anely (Tata Werneck) é dono de uma academia de luta. É ciumento ao extremo.
Marino Guerra (Leandro Lima): o delegado da cidade, acoberta as suspeitas em cima de Antônio (Tony Ramos). Se apaixonará por Lucinda (Débora Falabella).
Jurecê Guató (Daniel Munduruku): pajé e muito sábio, é o remanescente do seu povo, que foi extinto.
Iraê Guató (Suyane Moreira): a filha de Jurecê (Daniel Munduruku), tem um bom coração e alto conhecimento de ervas. Por outro lado, os fazendeiros metem medo na jovem.
Yandara Guató (Rafaela Cocal): a filha de Iraê (Suyane Moreira) terá ajuda de Graça (Agatha Moreira) para se lançar na carreira de modelo.
Raoni Guató (Mapu Huni Kui): o filho de Jurecê (Daniel Munduruku) e irmão de Iraê (Suyane Moreira) substitui às vezes Jurecê Guató (Daniel Munduruku) e é preparado para ser o novo xamã.
Kawai (João Vitor da Silva): jovem de cerca de 20 anos que oscila entre os mundos dos brancos e dos indígenas. Tem chance de ser modelo internacional.
Tadeu Junqueira (Claudio Gabriel): o presidente da cooperativa que pela amizade com Antônio (Tony Ramos) sempre vai lhe oferecer. Marido de Gladys (Leona Cavalli), pai de Graça (Agatha Moreira), e futuro caso de Anely (Tata Werneck).
Gladys Junqueira (Leona Cavalli): a diretora da escola local sempre ficará ao lado da filha, Graça (Agatha Moreira), mesmo sabendo que ela está errada.
Graça Junqueira (Agatha Moreira): a proprietária de boutique, vai forjar gravidez de Daniel (Johnny Massaro), por quem é apaixonada.
Mara Ramalho (Renata Gaspar): a proprietária de uma transportadora é mulher de Elias (Lourinelson Vladmir), porém vai ficar próxima de Menah (Camilla Damião).
Elias Mamberti (Lourinelson Vladmir): proprietário de uma loja de fertilizantes e marido de Mara (Renata Gaspar), abandonou a primeira família. Tem temperamento agressivo.
Silvério Mesquita (Samir Murad): é o advogado que defende os grandes proprietários rurais.
Rodrigo Pinheiro (Maicon Rodrigues): é o advogado que vai auxiliar Aline (Barbara Reis) no caso que investiga o assassinato de seu marido.
Nina (Kizy Vaz): é namorada de Jonatas (Paulo Lessa) e colega de Lucinda (Débora Falabella).
Enzo Veiga (Rafael Gualandi): é o funcionário do TI da cooperativa, especializado em informática, e fiel escudeiro de Lucinda (Débora Falabella).
Sílvia Bomfim (Natascha Stransky): outra funcionária da Cooperativa.
Ramiro Neves (Amaury Lorenzo): o capataz de Antônio (Tony Ramos) não pensa duas vezes antes de seguir as ordens do empresário.
Sidney Lima (Paulo Roque): homem que planta e colhe soja, e cujo único sonho é voltar para sua terra, no Norte.
Ruan Alves (Tairone Vale): vai ajudar Antônio (Tony Ramos) a espiar a propriedade de Aline (Barbara Reis). Como a irmã está na cadeia, quer arrumar um advogado para conseguir a liberdade dela.
Cândida Ferreira (Susana Vieira): a proprietária de um bar da cidade, sabe muitos segredos de todos que moram ali. Ela é quem sabe as origens de Irene (Gloria Pires) e o que de fato aconteceu com Agatha. Tem um carinho pelo filho dela, Caio (Cauã Reymond).
Luana Shine (Valéria Barcellos): transexual que trabalha para Cândida (Susana Vieira). De caráter íntegro, esconde quem é seu amor.
Fernando Galego (Ignacio Luz): garçom e cantor sertanejo do bar de Cândida (Susana Vieira) que quer alcançar a fama.
Kelvin Santana (Diego Martins): outro funcionário de Cândida (Susana Vieira) que esconde com quem se relaciona. Grande amigo de sua patroa e de Caio (Cauã Reymond).
Graciara (Natalia Dal Molin): espécie de garçonete de Cândida (Susana Vieira), é uma mulher muito amarga.
Ina Miranda (Mericia Cassiano): outra funcionária do bar.
Flor Da Conceição (Leticia Laranja): jovem sensual, a mãe de Rosa (Maria Carolina Basilio) se apaixona por Caio (Cauã Reymond).
Rosa da Conceição (Maria Carolina Basilio): é a amiga que defenderá Cristian (Felipe Melquiades) dos ataques na escola.
José Castilho/ Zezinho (Marcio Tadeu): é funcionário do bar de Cândida (Susana Vieira) e que às vezes trabalha para Andrade (Ângelo Antônio).
Berenice (Thati Lopes): é a sobrinha-neta de Cândida (Susana Vieira).
Cacá De Assis (Igor Angelkorte): cabeleireiro da cidade sempre está envolvido em rolos porque fica afim das suas clientes. Por se vestir de maneira moderna, é alvo de preconceito dos homens da cidade.
Laurita Correia (Bruna Aiiso): é a psiquiatra que atende Petra (Debora Ozório). Por culpa dela, a filha de Antonio (Tony Ramos) vai se viciar em medicamentos. Terá um caso com Franco (Gil Coelho).
Franco Rezende (Gil Coelho): o gerente do principal banco da cidade se torna importante por conceder empréstimo aos plantadores locais.