Na novela "Terra e Paixão", Agatha (Eliane Giardini ), que todos acreditavam estar morta, voltou para Nova Primavera após ficar 20 anos presa em uma cadeira no Rio de Janeiro. A mulher, então, vai explicar para o filho Caio (Cauã Reymond ) o motivo do abandono e pedirá uma segunda chance ao produtor rural.
Depois de deixar a prisão em um encontro emocionante com Angelina (Inez Viana), uma das únicas que sabia da real história por trás da vida da primeira esposa de Antônio (Tony Ramos ), Agatha voltou para Nova Primavera disposta a se acertar com o filho com o fazendeiro.
Então, Agatha partiu em busca do perdão do filho em um encontro dramático. Ao ir na casa do produtor rural, ele levou um choque ao ouvir da boca da mulher que ela é a sua mãe, que sempre acredito que morreu no parto.
"Pra mim foi duro tomar a decisão de vir aqui, então... vamos lá. Mas ó... é pra falar mesmo. Tudo! Eu quero saber o que aconteceu", dirá ela. "Pra começo de conversa, se é mesmo a minha mãe, como fez pra se passar por morta? Como é que enganou todo mundo?", questionará o rapaz. Ele continuará: "Como é que uma mãe teve a coragem de abandonar um filho recém nascido?".
Ela explicará que forjou a própria morte por medo de ser assassinada por Antônio. Além disso, também explicará o motivo de ter passado anos sem dar notícia ao filho. "Eu só voltei agora porque eu estava presa. Presa, Caio... Acusada de matar um homem", afirmará.
"Fiquei mais de vinte anos na cadeia. Você não imagina o que é passar quase metade da vida atrás das grades... O horror... E se eu fosse culpada, se eu merecesse o castigo... mas não! Eu fui presa injustamente. "O homem com quem eu estava... ele foi morto... mas não fui eu! E me puseram a culpa! E eu paguei por um crime que eu não cometi", contará ela.
Na sequência, a mulher explicará que nunca teve a intenção de abandonar o filho e pensava em buscá-lo quando fosse possível. "Mas deu tudo errado. Tudo, tudo, tudo...Me perdoa por ter feito você sofrer tanto. Perdoa! Isso não apaga tantos anos de dor, mas eu não vou suportar mais viver sem o seu perdão! Me perdoa, Caio! Perdoa", suplicará ela.