Depois de ser obrigada a entregar a filha para adoção, Maria Vitória (Vitória Strada) será estimulada por Delfina (Letícia Sabatella) a ir para o Brasil atrás de Inácio (Bruno Cabrerizo), na novela "Tempo de Amar". Com a ajuda de Irmã Assunção (Yasmim Gomlevsky), a mocinha consegue embarcar em um navio rumo ao Rio de Janeiro, mas sofre um ataque de Teodoro (Henri Castelli) durante a viagem e acaba sendo presa, nos próximos capítulos da trama das seis.
Tudo começa em cenas previstas para irem ao ar já a partir desta segunda-feira (9), quando Irmã Assunção vai ao porto a pedido de Maria Vitória, e descobre que Inácio não desembarcou na data anunciada em sua última carta. A jovem se desespera, e quando desabafa com Delfina a governanta revela que ela tem uma tia no Brasil, como incentivo para que vá para lá atrás do amado. Recalcada e invejosa, a vilã pretende afastar de vez a moça de José Augusto (Tony Ramos), a fim de convencê-lo a perfilhar Tereza (Olívia Torres), fruto de sua relação abusiva com o patrão.
Contando novamente com a ajuda da freira, Maria Vitória foge do convento e ao chegar ao porto, vende seu medalhão para comprar a passagem de Maria do Céu, uma jovem falecida pouco antes do embarque. Certa de que vai encontrar Inácio e juntos os dois acharão a pequena Mariana. A portuguesa entra no navio Royal, que segue rumo ao Brasil. Devidamente instalada na terceira classe, ela conhece e faz amizade com Helena (Jessika Alves, Natália (Giulia Gayoso) e Felícia (Amanda de Godoi), que são irmãs; e também os italianos Giuseppe (Guilherme Prates) e Tomaso (Ricardo Vianna).
Em um certo dia da longa viagem, o grupo decide ir conhecer a primeira classe e então Maria Vitória é assediada por Teodoro Magalhães. O deputado brasileiro agarra-a à força e ela resiste, o que chama atenção do imediato do navio, que ao ver a confusão aborda o político, em defesa da moça. Quando os dois são levados até o capitão, Teodoro mente, distorce a situação para culpar a garota. Com a palavra de um homem rico e poderoso contra a de uma mulher da terceira classe da embarcação, Maria vitória é presa.
Ao saber que a filha fugiu do convento, José Augusto se arrepende de tê-la rejeitado por causa da gravidez e resolve procurar por ela e pela neta. Mas Delfina mais uma vez intervém e consegue enganá-lo, fazendo com que ele se desencontre de Maria Vitória e não consiga chegar a tempo de impedi-la de embarcar para o Brasil. Arrasado, o fazendeiro vai pressionar padre João (José Augusto Branco) para descobrir o paradeiro de Mariana. Enquanto isso, no Brasil, Lucinda (Andreia Horta) tenta beijar Inácio, e se aproveita de sua cegueira temporária para inventar uma falsa carta de Portugal, para fazê-lo acreditar que sua amada se casou com um nobre espanhol.
(Por Samyta Nunes)