Maria Vitória (Vitória Strada) vai fugir para o Brasil na novela "Tempo de Amar", substituta de "Novo Mundo" no horário das seis, em uma tentativa de encontrar Inácio Ramos (Bruno Cabrerizo) depois que a filha do casal é entregue à adoção. Os protagonistas, interpretados por dois estreantes em telenovelas da emissora - a modelo gaúcha que substituiu Bruna Marquezine e Giovanna Lancellotti na história e o ex-jogador de futebol -, se conhecem durante um evento de rua em Portugal e se apaixonam à primeira vista, mas ele precisa se mudar para o Rio de Janeiro.
Longe de Inácio, que se instala no Brasil para trabalhar, a filha de José Augusto (Tony Ramos) descobre que está esperando um bebê, fruto de seu relacionamento com o rapaz. Maria Vitória, então, é enviada a um convento para que não descubram sua gravidez, mas entra em desespero quando, após o parto, a menina é recolhida e a entregue para ser adotada por outra família. Decidida a encontrar o pai de sua filha, Maria Vitória resolve fugir de Morros Verdes para o Brasil, mas um desencontro acontece na obra retratada em 1927 que também abordará o racismo.
Ao mesmo tempo em que Maria Vitória enfrenta uma dura realidade na cidade fictícia - além da separação, ela também tem que lidar com as falsidades de Delfina (Letícia Sabatella) -, Inácio lê a carta e descobre que terá uma filha. Após ser presenteado com uma passagem para reencontrar a herdeira da empresa Quinta da Carrasqueira, ele é espancado durante um assalto e não consegue embarcar para Portugal. Ao invés disso, ele recebe os cuidados de Lucinda (Andreia Horta), que se apaixona por ele, e, por perder o contato com os seus conhecidos, é dado como morto.
A novela de Alcides Nogueira em parceria com Bia Corrêa do Lago também abordará o preconceito de classes sociais. A atriz Lucy Alves interpretará uma empregada doméstica que se envolverá com o personagem do ator Cássio Gabus Mendes, um médico, e, por isso, sentirá na pele a discriminação da sociedade por sua profissãoo durante a década de 20. A obra também contará com a atuação de Regina Duarte, Letícia Sabatella, Jayme Matarazzo, Henri Castelli, Sabrina Petraglia, Marcello Melo Jr. e Amanda de Godoi, que interpretará uma prostituta na trama. As gravações da novela se foram iniciadas em julho e acontecem em Niterói, no Rio de Janeiro, e em Bento Gonçalves e Garibaldi, no Rio Grande do Sul.
(Por Carol Borges)