Novela "Tempo de Amar" - semana de 9 a 14 de outubro de 2017
Maria Vitória (Vitória Strada) suplica por ajuda da Irmã Assunção (Yasmim Gomlevsky) para descobrir onde sua filha está. No Rio, Inácio (Bruno Cabrerizo) tem um mau pressentimento. Celeste (Marisa Orth) entende os sentimentos de Conselheiro (Werner Shünemann) por Odete (Karine Teles). Celina (Barbara França) questiona Alzira (Deborah Evelyn) sobre seu parentesco com Celeste e passa a suspeitar da mãe. Vicente (Bruno Ferrari) passeia com Celina. Alzira fala com Celeste sobre a pergunta de Celina. Olímpia (Sabrina Petraglia) se declara para Edgar (Marcello Melo Jr.). Em Portugal, Maria Vitória é incentivada a ir para o Brasil por Delfina (Letícia Sabatella), que afirma que a jovem tem uma tia no Rio. Lucinda (Andreia Horta) mente ao dizer que enviará uma carta escrita por Inácio para Geraldo que, lamentando a falta de notícias do rapaz, acredita que ele tenha morrido. Inácio conversa com Lucinda e diz ter vontade de rever Celeste. Maria Vitória recebe ajuda da Irmã Assunção para fugir do convento em Portugal. Fernão (Jayme Matarazzo) chega à cidade e é visto por Delfina e Tereza (Olívia Torres).
Para conseguir comprar uma passagem de navio do Porto para o Brasil, Maria Vitória vende o medalhão que ganhou de José Augusto (Tony Ramos). Padre João (José Augusto Branco) é pressionado por José Augusto para que descubra o que houve com Maria Vitória e sua filha. No Rio, Alzira se emociona ao falar de Mafalda e da sobrinha que nunca mais viu para Celina. Em Portugal, José Augusto ordena, mas Irmã Imaculada (Bete Mendes) não fala de Mariana para José Augusto. Tereza é observada por Fernão. Após conseguir passagem para o Rio, Maria Vitória escreve carta para Inácio. Com plano de prejudicar Maria Vitória, Delfina mente para José Augusto não encontrar a filha. No Rio, Conselheiro orienta Celeste a procurar por Reinaldo (Cassio Gabus Mendes) depois que ela se sente mal. Tiana (Eli Ferreira) flagra o quase beijo de Lucinda em Inácio, que diz para a moça que é comprometido. Maria Vitória entra em navio rumo ao Rio de Janeiro. José Augusto entra em pânico à procura de Maria Vitória.
Maria Vitória conhece Helena (Jessika Alves) e suas irmãs na cabine do navio. Arrependido de suas atitudes, se lamenta com Delfina e Tereza e promete se vingar de Inácio. Delfina celebra com Tereza a ida de Maria Vitória para o Rio. Lucinda pede desculpas para Inácio por quase tê-lo beijado. Inácio é informado por Reinaldo que poderá voltar a enxergar. No navio, Helena e Maria Vitória conhecem Giuseppe (Guilherme Prates) e Tomaso (Ricardo Vianna). Envolvidos em uma briga, Edgar e Vicente são presos e Olímpia pede que o Conselheiro a ajude a libertar os dois. Inácio é informado por Tiana sobre o laboratório na casa de Reinaldo. Bernardo (Nelson Freitas) revela suas dívidas por causa do jogo para Alzira. Lucinda mente para Inácio ao dizer que Maria Vitória está casada. Em Portugal, José Augusto jura que conseguirá achar Mariana.
Reinaldo acolhe Inácio, desesperado com a falsa notícia do casamento de Maria Vitória. Lucinda diz para Reinaldo que ajudou Inácio a se libertar para seguir sua vida. Bernardo pede que Balbina (Walkiria Ribeiro) o abrigue depois de ser expulso de seu quarto por Alzira. A ama de leite propõe que ele conte para Pepito (Maicon Rodrigues) que é seu pai. José Augusto pergunta se Delfina teve participação na fuga de Maria Vitória de Morros Verdes. Padre João conta a José Augusto que encontrou o registro de Mariana em Lisboa. Edgar, Vicente, Artur (Guilherme Leicam) e Otávio (Marcel Otávio) saem da prisão no Rio com a ajuda de Conselheiro. Em conversa com Helena no navio, Maria Vitória fala de Mariana e Inácio. Delfina garante a Tereza que irá impedir José Augusto de achar a neta. Triste devido ao falso casamento de Maria Vitória, Inácio abraça Lucinda. Maria Vitória e Tomaso dançam no navio. Celina fica enciumada quando Vicente conhece Carolina (Mayana Moura). Celina desperta a atração de Artur. Maria Vitória é atacada por Teodoro (Henri Castelli) no navio.
Teodoro é afastado de Maria Vitória por Imediato, que ordena que o deputado se explique ao comandante do navio. Distorcendo a história, Teodoro põe a culpa de sua agressão em Maria Vitória. Vicente é alertado por Olímpia sobre o que Celina sente por ele. Devido à mentira de Teodoro, Maria Vitória é presa e Helena, Giuseppe e Tomaso planejam uma forma de ajudá-la. Após ouvir o desabafo de Alzira, Celeste promete amparar a família. Carolina conversa com Vicente e se voluntaria para participar do Grêmio Cultural Brasileiro. Reinaldo pede para Emília (Françoise Forton) hospedar Inácio e Lucinda enquanto ele estiver ausente em viagem. Inácio beija Lucinda depois que ela conta de seu acidente. Em Morros Verdes, Delfina arma para conseguir juntar Fernão a Tereza e planeja um jeito de levar o rapaz à Quinta. No Rio, Inácio escuta Padre Orlando e Lucinda conversarem sobre a tragédia que ela sofreu.
Cuidando da suposta doença de Delfina, Fernão se mostra interessado por Tereza. José Augusto fala para Fernão que Maria Vitória está fazendo uma visita à tia. Mesmo repreendendo Bernardo, Celeste o ajuda. Perguntando o motivo de ter sido escondido de Padre Orlando (Paulo Vespúcio), Inácio pede para Lucinda ajudá-lo a embarcar no navio para Portugal. Ameaçado por Giuseppe e Tomaso, Teodoro, tira Maria Vitória da prisão. Inácio se perde ao procurar por Padre Orlando na rua e Lucinda o resgata. Parabenizando Maria Vitória por ter enfrentado Teodoro, Esmeralda a convida para jantar no navio. Inácio é dopado por Lucinda. Em conversa com Conselheiro, Celeste admite estar temerosa por sua saúde. Odete confunde Edgar com Jorge. Fernão e Tereza se beijam. Alzira, Bernardo, Celina e Balbina vão para outro endereço no Rio. Maria Vitória não encontra a única foto que tinha de Inácio.