Letícia Sabatella vai deixar a doçura de lado para encarnar Delfina, uma das vilãs da novela "Tempo de Amar", a próxima trama das seis, que substitui "Novo Mundo" a partir de setembro. Em conversa com o Purepeople, durante a apresentação do folhetim, a atriz contou um pouco da história da antagonista, que vai infernizar a vida da mocinha Maria Vitória, papel de estreia da modelo Vitória Strada na TV: "Ela passa por muita coisa. Muito ódio, inveja, loucura... É uma personagem que me lembra muito esses clássicos da literatura. Parece Shakespeare".
Na trama de Alcides Nogueira, Delfina é a governanta da Quinta de José Augusto (Tony Ramos), o pai de Maria Vitória. Contratada para cuidar dos porcos, cabras e aves ainda aos 12 anos, a funcionária se apaixonou pelo patrão desde que chegou ao local, e vem servindo-o ao longo dos anos, inclusive sexualmente. Também o ajudou a criar a filha depois que ficou viúvo, mas apesar de fazer de tudo para agradá-lo e vê-lo feliz, ela se ressente pelo amado nunca ter reconhecido Teresa Leitão (Olívia Torres), fruto dessa relação
Para Leticia Sabatella, essa condição não oficial e marginalizada da sociedade em que fica a relação amorosa da personagem é o que a leva para o lado da vilania. "A Delfina é de uma riqueza incrível. Ela representa a mulher sem espaço, sem reconhecimento. E por isso ela segue um caminho sombrio", adianta a atriz, que analisa: "Ela cuidou da Maria Vitória e vai acumulando opressões para si mesma. Passa por muita coisa. Muito ódio, inveja, loucura... É uma personagem que me lembra muito esses clássicos da literatura. Parece Shakespeare".
Ambientada na década de 20, história de amor dos protagonistas de Tempo de Amar começa em Portugal, quando Maria Vitória e Inácio (Bruno Cabrerizo) se apaixonam à primeira vista durante as festividades de Semana Santa na aldeia fictícia chamada Morros Verdes. O casal engata um namoro, apesar da proibição da família da moça, mas os dois se separam quando Inácio tem que embarcar para o Rio de Janeiro, pois já havia aceitado uma proposta de trabalho no Brasil. A filha de José Augusto, contudo, descobre que está grávida e é mandada para um convento, onde tem uma filha e se desespera quando descobre que a menina foi entregue para adoção.
Assim como Delfina, a personagem de Lucy Alves também é uma empregada doméstica em "Tempo de Amar", mas vive no Brasil, e enfrenta o preconceito da sociedade quando se envolve com o médico interpretado por Cássio Gabus Mendes. O casal vivido por Sabrina Petraglia e Marcello Melo Jr. também enfrenta o racismo para ficar junto no folhetim. Politizada e ativista em protestos, Sabatella também comentou a questão do preconceito racial: "Vivemos uma segregação. É segregação por classe social, por raça, por gênero, por tudo. O que agente não pode é se acostumar".
(Com apuração de Carmen Lúcia e texto de Samyta Nunes)