Há muitos anos Miguel (Domingos Montagner) carrega a culpa de ter provocado a morte da mãe, na novela "Sete Vidas". Atormentado pelo trauma da juventude, o navegador nunca conseguiu estreitar laços em nenhuma relação e vive fugindo do relacionamento com Lígia (Débora Bloch). Contudo, nos próximos capítulos, Luís (Thiago Rodrigues) descobre um fato importante sobre Augusto (Celso Frateschi), seu avô biológico, que vai aliviar o coração do oceanógrafo.
A história do passado de Miguel chegou até Júlia (Isabelle Drummond) durante uma conversa que tiveram na viagem à Patagônia. Após uma discussão, ele quis se desculpar com a restauradora e sentiu necessidade de se abrir sobre o drama que sofreu na juventude. Ele relatou cenas que vimos em flashbacks, quando o jovem Miguel (Jesuíta Barbosa) viu o pai saindo da casa de sua vizinha, por quem era apaixonado, e por vê-la fechar a roupa chorando, o acusou de ter abusado da moça.
Após uma briga feia, Miguel saiu de moto, abalado. A mãe foi atrás dele de carro e acabou sofrendo um acidente que a matou. Só depois da morte Augusto disse que havia apenas examinado a garota, fato que a própia mãe de Luzia confirmou. Devorado pela culpa, o rapaz foi embora para os Estados Unidos, onde fez as doaçoes de sêmen que geraram os seis filhos que tem além de Joaquim e desde então nunca conseguiu se ligar verdadeiramente a ninguém, muito menos formar uma família.
Luís decide investigar e descobre denúcnias de abuso contra Augusto
Em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de 11 de junho, Júlia tenta novamente ajudar Miguel, e assim como fez para convencer Lígia a deixar o filho conviver com ele, conta a Luís sobre o trauma: "A verdade, Luís, é que quando a gente viajou pra Patagônia, o Miguel acabou me contando uma história que ele viveu no passado. Uma história dura e muito sofrida", ela começa, e em seguida relata o que aconteceu.
O advogado desconfia: "(...) e se esse pai realmente tentou assediar a menina?". Felipe (Michel Noher), que também estará presente na conversa, questiona: "Mas por que você está perguntando isso, Luís? Você está pensando em tentar investigar alguma coisa?". "Eu não posso prometer nada, mas, sei lá, talvez valha a pena tentar", ele diz.
A investigação de Luís começará depois que Miguel abandona Lígia e Joaquim mais uma vez, na trama, e de fato descobre o paradeiro de Luzia, que foi interpretada nos flashbaks por Cynthia Senek, e ela conta que Augusto de fato abusou dela e subornou sua mãe para que ela mentisse e o inocentasse da acusação do filho. Ao saber disso, o ecologista então se livra da culpa que guardava por pensar que tinha acusado o pai injustamente e com isso causado a morte da mãe no acidente. As informações são do colunista de TV Daniel Castro.