Há meses Miguel (Domingos Montagner) foi dado como morto depois de um naufrágio, na novela "Sete Vidas". Quando recuperou a memória, viu que sua ex-namorada estava casada e feliz, portanto resolveu ir morar em Fernando de Noronha e permanecer desaparecido, para todos os efeitos. Só que, nos próximos capítulos ele fica sabendo que seu pai morreu e volta ao Rio de Janeiro, onde terá de fugir de um reencontro com Lígia (Débora Bloch).
Enquanto espera sair a transferência que pediu quando Pedro (Jayme Matarazzo) chegou ao arquipélago e foi apresentado como seu aluno, Miguel - que está usando seu primeiro nome, João - se aproxima cada vez mais do filho biológico, que nem desconfia que ele é o doador 251. No capítulo de segunda-feira (06), o oceanógrafo recebe a notícia de que seu pai faleceu e decide voltar ao Rio de Janeiro.
Chegando à capital fluminense, Miguel procura Lauro (Leonardo Medeiros), seu melhor amigo, e conta a ele que conheceu Pedro em Noronha e divide com ele sua angústia por continuar omitindo dele a verdade. Enquanto conversam, o navegador faz um origami de papel e não percebe que o deixa cair embaixo da mesa. Em seguida, ele vai até a casa de Vicente (Angelo Antonio) e observa Lígia com Joaquim, que também é seu filho.
Prestes a ficar cara a cara com Lígia, Miguel foge
Miguel assiste ao enterro de seu pai e depois do funeral marca um encontro com Lauro para pegar seu telefone celular. Ele, por sua vez, omite da mulher, Isabel (Mariana Lima), que o amigo está na cidade e que os dois se encontraram.
Enquanto está à espera de Lauro, Miguel vê Lígia pela janela entrando no prédio e fica apavorado. O ambientalista se apressa e sai do apartamento pelos fundos, correndo. Lígia porém, encontra o origami feito por ele e fica intrigada, assim como ficou quando achou seu chaveiro, que caiu quando Miguel visitou Joaquim.
Miguel reencontra um amor do passado em Noronha
Em cenas previstas para irem ao ar a partir de sexta-feira (3), Marina (Vanessa Gerbelli), uma ex-namorada de Miguel que escreve sobre viagens para guias de turismo, chega em Fernando de Noronha e o reconhece, ao vêlo em um quiosque com Pedro e Taís (Maria Flor). Nervoso, ele receia que a ex revele sua verdadeira identidade para o casal e dá um jeito de sair de lá com ela.