A tentativa de Miguel (Domingos Montagner) de reatar o relacionamento com Lígia (Débora Bloch) e encarar uma vida em família vai durar pouco, na novela "Sete Vidas" . Após uma reaproximação que culmina na volta do casal, o navegador fica responsável por cuidar do filho durante uma viagem da jornalista e acaba perdendo a criança na praia. Cheio de culpa, ele então resolve partir em uma nova viagem, recorrendo mais uma vez à fuga em vez de encarar as dificuldades da vida.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo começa quando Lígia precisa viajar para os Estados Unidos por conta das entrevistas que está fazendo para o livro que escreve sobre a história de Miguel e dos filhos. Ela então deixa o filho sob os cuidados do pai biológico, que encara a tarefa receoso.
A princípio tudo fica bem, até que o ambientalista se distrai por um momento e o menino some durante um passeio à praia. Desesperado, ele passa um dia inteiro à procura de Joaquim, e felizmente consegue encontrá-lo. Porém, Vicente fica revoltado e, no confronto com rival leva um soco, tal como o que deu nele quando os dois brigaram pela primeira vez.
Lígia pede que Miguel não desista dela e do filho
Depois do reaparecimento da criança, Lígia tenta apaziguar a culpa de Miguel: "Eu não vim aqui te condenar. Isso poderia ter acontecido com qualquer um. Milhares de pais já perderam crianças na praia. A parte que eu não entendo é por que você resolveu dar um soco no Vicente. E ainda por cima na frente do Joaquim". Arrasado, ele responde: "Eu fiz aquilo para ele parar. Para não ter que ouvir o que ele estava dizendo. Até porque, em grande parte, é verdade".
Diante disso, a jornalista argumenta com o namorado, na tentativa de convencê-lo a não desistir de tudo e seguir em frente de onde estavam. Contudo, sem que ela saiba, Miguel a essa altura já planeja outra viagem. Lauro (Leonardo Medeiros) percebe tudo e conta para Isabel (Mariana Lima): "Não comenta nada com a Lígia por enquanto, mas nós fizemos um convênio com o Oceanário de Valência, na Espanha, e o próprio Miguel tinha designado o André, um cara fera, cria nossa, um pesquisador em quem a gente está apostando para ir nessa viagem. Acontece que agora, de uma hora para a outra, ele encasquetou que vai ele mesmo".
Miguel avisa a Lígia que vai partir
Decidido a embarcar para longe - assim como fez no primeiro capítulo da trama de Lícia Manzo -, Miguel mente ao dar a notícia de sua partida. "Acontece que houve um problema: o pesquisador que eu indiquei não vai poder ir. O único jeito é eu ir no lugar dele", alega. "Eu não vou ficar aqui tentando te convencer de nada, até porque eu fiz isso demais. Embarca para onde quiser, pelo tempo que quiser. Mas vai sabendo que esse entra e sai na vida do Joaquim não existe como possibilidade. E ou você fica e enfrenta o que precisa ser enfrentado, ou embarca de uma vez na sua fantasia de autossuficiência", Lígia rebate.
Ainda assim, o ecologista não muda de ideia e sai da casa da mãe de seu filho, deixando-a mais uma vez dilacerada pelo abandono. Lígia faz novamente o ritual de tirar as coisas de Miguel de sua casa (e de sua vida), prometendo a si mesma que desta vez é para sempre. Será que acabou mesmo a história de amor dos dois? As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de 10 de junho.