Passado os 100 primeiros capítulos da novela 'Renascer ', pode-se fazer uma análise sobre os erros e acertos da trama. De olhos fechados, é possível definir que o enredo principal, composto por José Inocêncio (Marcos Palmeira ) e Mariana (Theresa Fonseca) não agradou o público.
A trama de Buba (Gabriela Medeiros) parecia ser o apogeu da novela, principalmente após a morte de Venâncio (Rodrigo Simas) e a participação dos pais da moça. Embora o autor Bruno Luperi tenha ótimas intenções em naturalizar a orientação sexual da moça, esse não se tornou um motivo de bons números de audiência.
No entanto, parece que a Globo acordou e vai recorrer ao sexo como aposta para aquecer, literalmente, o fogo dos telespectadores. Em um único capítulo repleto de 'tesão', o autor incluirá cenas quentes de Egídio (Vladimir Brichta ) e Eliana (Sophie Charlotte ), assim como Rachid (Almir Sater) e dona Patroa (Camila Morgado ).
A ex-mulher de Venâncio criará um jogo sexual com o vilão, no qual ela será o coronel; enquanto ele, a parte submissa. Ela o mandará sentar e deitar, tornando-o seu verdadeiro criado do prazer.
Já Patroa pedirá para ser chamada de outro nome em noite quente com o forasteiro. "Hoje eu quero esquecê quem sô... Quero esquecê quem eu fui... Hoje eu quero sê sua, sêo Rachid! Quero sê toda sua! Me chame de Jezabel, me chame de Dalila, de filisteia! Me chame de Eliana se fô o caso, sêo Rachid... Mas o sinhô me tome em seus braço, seu turco abençoado!"
Curiosamente, o autor Bruno Luperi descreveu a cena em que todos se impressionam com os barulhos, menos Tião (Irandhir Santos ): "Os ruídos de Rachid e dona Patroa invadem o quarto de Tião e Joana. As crianças dormem nos colchões ao chão. Joana tenta dormir também, mas os barulhos que escuta a despertam. Já Tião, como sempre, está no mundo da lua, acarinhando a galinha que traz perto do peito, como se fosse um pet".