No último capítulo da novela "Pantanal" , Renato (Gabriel Santana) vai se regenerar depois de mostrar um lado violento. Além disso, o filho de Tenório (Murilo Benício ) ainda se apaixona por uma jovem desconhecida, na novela das nove que está em sua reta final. Porém, antes, Renato faz um pedido surpreendente ao pai deixando o vilão satisfeito.
Na ocasião, o irmão de Marcelo (Lucas Leto) e Roberto (Cauê Campos) - assassinado por Solano (Rafa Sieg), capanga contratado pelo próprio Tenório - pede ao pai para lhe ensinar a ser um matador. Quase ao mesmo tempo, o aprendiz de vilão passa a assediar Zefa (Paula Barbosa).
É bom lembrar que a empregada até chega a descobrir os planos cruéis de Solano, porém o matador de aluguel consegue se salvar e enganar José Leôncio (Marcos Palmeira) contando com a ajuda de Renato. Segundo a colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo" a maldade do filho de Zuleica (Aline Borges) não para por aí.
+ leia o resumo desta semana da novela 'Pantanal'
Renato além de defender o assassino de seu irmão, fato desconhecido por ele, vai passar a ter um ódio por Tadeu (José Loreto). E não é só isso. Depois, o irmão de Marcelo vai se voltar contra Zaquieu (Silvero Pereira) por achar ser o novo peão o assassino de seu pai.
Só que depois de tudo isso, Renato repensa seus atos e acaba fazendo as pazes com a família e os Leôncio. Tanto que o rapaz estará no casamento quádruplo que marca o capítulo final.